Sabia que existem aplicativos de celulares que ajudam a emagrecer? Eles contam calorias, dão dicas de exercícios físicos e também servem de diários alimentares. Veja qual aplicativo mais combina com você e facilite sua dieta

Reportagem: Rita Albuquerque

Aplicativos para celulares que ajudam a emagrecer

Alguns aplicativos calculam as informações nutricionais quando leem o código de barras do produto

Foto: Reprodução

Hoje, smartphones, iPhones e os celulares Android contam com aplicativos que ajudam a emagrecer  e facilitam a perda de peso.

Alguns deles são capazes de calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea), que determina qual é o peso saudável para o seu corpo de acordo com a altura e o peso atuais. Outros, contam calorias, indicam exercícios físicos adequados para perda dos quilinhos extras e funcionam como diário alimentar. Segundo a nutricionista Stéphanie Fontanari Moles, do NutriCentro - Clínica de Nutricionistas (SP), os aplicativos são ótimos auxiliares para uma boa reeducação alimentar. "A maioria  registra a alimentação dia a dia, o que auxilia no controle da quantidade, horários e o tipo de alimentos consumidos", afirma.

Em alguns deles, é possível enviar informações postadas via Facebook e Twitter, com intuito de incentivar o apoio dos seus amigos no decorrer do emagrecimento. Segundo pesquisas, o uso de aplicativos que compartilham informações através das redes sociais podem ajudar em até 50% a perda de peso e os bons hábitos alimentares do usuário.

Em todo o processo, a manutenção do peso é essencial, para que os resultados sejam de fato positivos e, principalmente, definitivos. Mas, para que haja a sustentação do peso, a dieta deve ser balanceada e nutrida de bom senso por parte dos usuários. "A desvantagem é que, por contarem as calorias, as pessoas se preocupam apenas com os números e não com os nutrientes e alimentos saudáveis, como o azeite e as frutas oleaginosas", afirma a nutricionista.