Saiba quais são os carboidratos do bem, e conheça seus benefícios

Por Rita Trevisan e Louise Vernier | Edição Caroline Randmer | Produção Janaína Resende | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

carboidrato

Alguns carboidratos auxiliam na dieta

Foto: Shutterstock

Os carboidratos sempre levaram a fama de vilões. Só que — pasme! — até ajudam no emagrecimento. O segredo é fazer as melhores escolhas no supermercado e ainda acertar na quantidade.  

Basta um pneuzinho pular pra fora e você começa a cortar, no ato, os carboidratos da dieta? Se sim, é bom saber que tanto esforço é completamente desnecessário, afinal, ele nem sempre é o culpado pelas gordurinhas extras.

“Há dois grupos de carboidratos: os simples e os complexos. O primeiro tipo libera energia imediata e, por esse motivo, não mantém a sensação de saciedade por muito tempo. Já o segundo tem mais fibras e demora até uma hora para soltar glicose na corrente sanguínea. Por isso, quando consumimos os complexos, passamos um período maior sem fome ou compulsão”, explica Amilton Macedo, médico ortomolecular (SP).

E tem mais: cortar o macronutriente da dieta é arriscado, pois ele é o principal combustível do organismo. “Sua falta causa cansaço, tontura, fraqueza e até depressão”, alerta Mariana Del Bosco, nutricionista (SP). Pior, na baixa de carboidratos até o metabolismo fica lento, o que é péssimo para quem precisa perder peso.

Portanto, garanta uma quantidade mínima deste grupo alimentar na dieta. A medida faz que a gordura seja metabolizada e você emagreça rapidinho.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 297