Queridinho das dietas, o chá de hibisco ainda gera muitas dúvidas, seja por seus benefícios, seus efeitos ou sua eficácia. Para sanar todas elas, listamos 8 mitos e verdades sobre a bebida termogênica!

Por Redação Dieta Já | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira



O chá de hibisco é uma das bebidas queridinhas para quem quer perder peso. Com o seu poder termogênico, ela aumenta a temperatura corporal durante a digestão, o que faz com que o metabolismo ganhe uma turbinada e queime mais calorias. Porém, é necessário o acompanhamento de profissionais, como nutricionistas e educadores físicos, para que o objetivo seja alcançado com saúde. Para notar resultados, o ideal é consumir duas xícaras por dia. Basta colocar uma colher de sopa da flor para preparar a bebida, que pode ser consumida quente ou fria.

Além de ajudar a perder peso, o chá dessa flor avermelhada apresenta outras propriedades medicinais: “A bebida aumenta os níveis de colesterol bom e ajuda a diminuir o colesterol ruim. O consumo também evita o acúmulo de gordura abdominal, que está diretamente ligada ao risco de problemas cardíacos”, explica a nutricionista Angela Duarte, de São Paulo.

Com ação diurética, esse tipo de chá combate a retenção de líquidos e contribui para o bom funcionamento do organismo. É fundamental para combater os radicais livres, já que são ricos em antioxidantes.

Para usufruir dos bons resultados da bebida, vale lembrar que é necessário seguir uma dieta equilibrada. “Somente a bebida não vai deixar você em forma. É ideal se alimentar com consciência, com todos os nutrientes de que o corpo necessita, e se hidratar durante o dia inteiro, para ter os resultados esperados”, conclui Angela.

Abaixo, listamos 8 mitos e verdades sobre o chá de hibisco para esclarecer todas as dúvidas sobre a bebida:

Verdades 

✔ Auxilia no processo de emagrecimento
O chá é termogênico, capaz de potencializar o gasto energético e a queima de calorias. Quando é digerido, aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo basal. Ainda combate o acúmulo de gorduras no abdomen e quadril.

✔ Faz bem ao coração e combate o colesterol
Estudos apontam que alguns flavonoides presentes no hibisco têm efeito cardioprotetor, ajudando a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e a diminuir o ruim (LDL). Seu efeito impede o acúmulo de gordura abdominal.

✔ Tem ação detox no organismo
O chá de hibisco é rico em flavonoides, polifenóis, ácidos orgânicos e vitamina A. Essas substâncias são antioxidantes e neutralizam a ação dos radicais livres, moléculas que, se presentes em excesso no organismo, provocam o envelhecimento das células.

✔ Afeta o equilíbrio hormonal feminino
Existem estudos que comprovam que o consumo contínuo do chá pode interferir nos níveis circulantes do hormônio estrogênio – responsável por todas as características femininas das mulheres e pelo controle da ovulação. O consumo em excesso pode causar infertilidade.

Mitos

✖ O consumo é livre para todas as pessoas
Especialistas contraindicam a bebida para gestantes, mulheres que estejam amamentando e pessoas que tomam medicações com efeito diurético. Por isso, o ideal é consultar um médico para avaliar a quantidade de chá a ser inserida.

✖ Pode substituir o anticoncepcional
Muitas pessoas acreditam que a bebida tem o mesmo efeito que a pílula anticoncepcional, mas não existe nenhum estudo que afirme o efeito causado pela medicação. O chá pode potencializar o efeito diurético de alguns medicamentos, alterando o equilíbrio estrogênio-progesterona.

✖ A dosagem é livre e não tem contraindicação
O ideal é aproveitar integralmente os nutrientes e suas propriedades, portanto, a dosagem deve ser maneirada. Para que isso ocorra, a melhor maneira é a mistura com folhas secas ou em forma de suchá”, mistura de ervas e frutas.

✖ Misturar termogênicos não é adequado
Para obter mais benefícios, é possível misturar dois diferentes ingredientes termogênicos, sem preocupação, como chá de hibisco e gengibre, mas também vale lembrar que o consumo exagerado não é recomendado.

Via Revista Dieta Já! Ed. 260