Apostar nos alimentos certos é uma forma simples de combater o estresse. Veja quais são eles e afaste este mal da sua vida

Aveia

A aveia é rica em vitamina B, que ajuda a combater o estresse

Foto: SXC

Apostar nos alimentos que combatem o estresse é, talvez, a forma mais simples e prática de diminuir os sintomas desse mal. Alguns alimentos contêm substâncias revigorantes, que combatem o estresse e ajudam a relaxar. Veja quais são eles e aposte no cardápio anti-estresse.

Grãos integrais

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália,  a ingestão de vitamina B, contida principalmente em grãos integrais, pode diminuir o estresse mental causado pelo excesso de trabalho ou estudo.

Café e chá verde

Ricos em cafeína, são estimulantes do sistema nervoso. Beba pelo menos 2 xícaras (50 ml) café e 2 xícaras de chá verde por dia

- gordura: diminuir sua ingestão, porque sua digestão é lenta e o excesso pode causar fadiga. Afinal leva mais tempo para ser digerida e pode reduzir a capacidade celular de transportar oxigênio na célula e isso causa cansaço.

Frutas cítricas

Morango, laranja, kiwi, goiaba, acerola e maracujá são ricas em vitamina C, que ajuda na imunidade, diminui o risco de gripes e resfriados que afetam a energia. A carência de vitamina C também prejudica a absorção de ferro, contribuindo para a anemia e falta de disposição.


Maçã

A fruta é rica em actidina (uma enzima que melhora a circulação do sangue), potássio, vitamina A, B1, B2, e fósforo, que combate o estress e a fadiga.

 

Macarrão, arroz e pão integral

São fontes de carboidratos complexos, que viram energia para a realização de atividades.

Semente de girassol, gergelim e abóbora

Ricas em zinco e proteínas que estimulam o metabolismo de cardoidratos, gerando mais energia.

* Dicas de Roseli Ueno Ninomiya, nutricionista da clinica Martinez (SP)