Cometeu algum deslize na dieta e está se sentindo culpada? Calma! Há como salvar o regime, sim! Veja como driblar esses deslizes e não deixá-los atrapalhar a perda de peso

Reportagem: Fernanda Cury /Edição Web: Helena Dias

Deslizes na dieta

Os deliszes na dieta podem ser revertidos, sim!
Foto: Danilo Borges

Os deslizes na dieta acontecem, e geralmente, vêm seguidos do sentimento de culpa. Mas antes que você desista de levar a dieta adiante, saiba que há como reverter a situação e mandar os quilos extras embora.

O primeiro passo é evitar sentir culpa. Frustrada e culpada pelo deslize, você pode acabar procurando a comida como ferramenta de compensação e aumentar o problema. Tudo é reversível. Se comeu uma fatia de torta, estique o tempo na academia ou diminua a porção da próxima refeição. De pouquinho em pouquinho, você salda a dívida com sua dieta.

Veja quais desses deslizes na dieta você costuma cometer e aprenda a compensá-los.

Se comeu aquele biscoito recheado no meio da tarde...
Os lanches são importantíssimos porque diminuem o risco de chegar louca de fome ao almoço ou jantar, além de manter o metabolismo ativo. Mas atenção: reserve, no máximo, 10% das calorias diárias para esse pecadinho. O melhor é incorporar à sua rotina lanchinhos saudáveis, como frutas, castanhas e iogurtes, ok?

Se para acelerar a perda de peso decidiu ir para a cama sem jantar...
O corpo queima calorias durante o sono, mas sem alimento, esse gasto energético fica comprometido. Resultado: acostumado à baixa ingestão alimentar à noite, o organismo preserva a gordura como combustível, dificultando o emagrecimento.

Se brigou com o namorado e afogou a carência no chocolate...
Isso não vai resolver seu problema. "Quando sentir necessidade de recorrer ao chocolate, escolha um bombom pequeno e deixe que derreta lentamente na boca", aconselha Roseli Rossi, nutricionista (SP). Mas para não ter de devorar outro doce, melhor agir direto na fonte e converse com o gato. 

Se para secar até o fim de semana você foi para a academia sem comer nada...
É preciso alimentar-se antes de malhar. Quando você treina de barriga vazia, queima músculos e poupa gordura. Por isso, coma alimentos que oferecem energia rápida. Assim, você também garante disposição para uma aula mais puxada e caprichada.

Se sentiu uma fome danada durante a tarde e devorou um pacote inteiro de biscoito light...
O termo "light" se aplica aos alimentos que contêm menor quantidade de gordura ou calorias que a sua versão normal, mas isso não quer dizer que ela não seja calórico. Vá com calma e atente-se às informações contidas nos rótulos para não fugir da sua cota diária de calorias.

Se comeu um sanduíche no jantar...
"Muitas pessoas pensam que comer carboidratos a noite é proibido. Na verdade, não há diferença se você consumir carboidrato de dia ou de noite, desde que ele esteja em quantidade adequada", ensina Beatriz de Moraes, nutricionista da Equilibrium consultoria em Saúde e Nutrição (Sp).