As comidas típicas são verdadeiras tentações nesta época do ano. Confira algumas dicas para você saborear os pratos das festas juninas sem prejudicar a dieta

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

O arroz doce pode ser feito com o grão integral

Foto Shutterstock

Uma das datas comemorativas mais esperadas do ano, a festa junina é sinônimo de muita alegria, diversão e, é claro, comida gostosa! 

Milho, pipoca, bolos, amendoim, pamonha,... Os pratos típicos desta época são de deixar qualquer pessoa com água na boca. Contudo, é preciso ficar atenta, já que muitos deles são bastante calóricos e podem acabar prejudicando a dieta. “Com equilíbrio, pode-se aproveitar a grande diversidade culinária dessa festa”, afirma Karin Sedó Sarkis, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde.

No entanto, vale seguir algumas recomendações para preparar a culinária típica do festejo sem deixar a saúde e a dieta de lado. Confira!

Milho

Cozido, assado ou grelhado é uma boa pedida. Aproveite para fazer um sal de ervas misturando a mesma proporção de sal com uma ou mais de ervas que te agradam, por exemplo, sal com orégano, e salpique sobre o milho. “Outra opção é usar somente as ervas, também fica uma delícia.  Se quiser dê um toque com manteiga e aproveite”, indica Karin.

Pamonha ou curau de milho verde? 

O curau pode ser feito com leite desnatado. Caso haja necessidade ambos podem ser adoçados com menos açúcar ou pode-se utilizar o açúcar light ou adoçante culinário para diabéticos. 

Pipoca

Use a panela e não o micro-ondas. A pipoca não precisa de muito óleo ou manteiga para estourar. Se interessar dá até pra fazer a pipoca sem nenhum tipo de gordura. Para isto você deve esquentar muito bem a panela, colocar o milho e mexer bem para que ela estoure sem grudar. Outra dica é maneirar no uso do sal, aqui também vale a mesma dica para salgar o milho, bem como uso de especiarias (curry, cúrcuma, páprica picante, pimenta do reino, dentre outras). 

Mungunzá e outros doces

Nesses preparos também podemos substituir o leite integral por leite desnatado. Dê preferência às versões light de creme de leite e leite condensado. O arroz doce, por exemplo, pode ser feito com o grão integral. As dicas em relação ao açúcar se adequam aqui também. 

Bolos

Além das dicas acima, tire proveito de ingredientes naturais, como a mandioca e o milho, de preferência o natural. Com ingredientes in natura eles ficam mais saudáveis e saborosos.

Amendoim

Pode ser feito cozido, assado ou como base no preparo de outros pratos. É rico em gordura de boa qualidade, sendo ótimo para quem quer repor a energia após as danças juninas. “Caso opte pela versão cozida, tenha atenção para o modo de conservação. Certifique-se da qualidade da água usada para cozinhar o amendoim. Depois, conserve em geladeira por no máximo três dias. Tenha atenção na procedência do amendoim, pois caso haja humidade na pós-colheita ou dependendo da forma de armazenamento, pode haver a formação de um fungo que produz uma substância chamada aflatoxina, que é maléfica ao organismo”, alerta Karin.

Cuscuz

Vale adicionar legumes, como cenoura ralada e abobrinha, e deixar de lado ervilha e milho enlatados, bem como outros produtos industrializados. Prefira os legumes e vegetais frescos. Dessa forma, adicionamos fibras e reduzimos a quantidade de sódio e conservantes.  

Licores

Quer seguir a tradição e degustar um licor de jenipapo? Apenas fique atento à quantidade, devido ao alto teor alcóolico e grande concentração de açúcar. Por isso, devem ser consumidos com moderação.