A pesquisa constatou, ainda, que ambas as frutas contribuem para a diminuição da massa corporal gorda, o que favorece a prevenção da diabetes tipo 2. Saiba mais!

Por Carol Salles | Foto Shutterstock | Adaptação Web Ana Paula Ferreira



Uma pesquisa realizada na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, em Campinas (SP), concluiu que o jambo-vermelho e a jabuticaba, duas frutas comuns no Brasil, ajudam a diminuir o risco de doenças relacionadas à obesidade e a melhorar a memória

Os pesquisadores suplementaram a dieta de camundongos com a casca da jabuticaba e a polpa do jambo-vermelho. Ao final do estudo, os animais apresentaram alterações no organismo, como a diminuição da massa corporal gorda, o que favorece a prevenção da diabetes tipo 2. “É importante notar que a ingestão das frutas foi importante para reduzir doenças associadas à obesidade, não à diminuição de peso em si”, explica Mário Roberto Maróstica Júnior, professor e orientador da pesquisa. 

No caso da memória, a conclusão é a de que as frutas ajudam a proteger os neurônios, evitando que percam sua função de lembrar e conservar informações. “O estudo não foi feito com os alimentos in natura, mas é muito possível que os efeitos sejam também obtidos dessa forma”, finaliza o professor.

Quer conferir mais benefícios dos alimentos? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!