Se você exagerou no consumo do álcool, mas não quer por tudo a perder na dieta, selecionamos três dicas que te ajudar a se recuperar e voltar à rotina!

Por Ana Paula Ferreira 

A ressaca acontece pelo consumo excessivo de álcool e falta de ingestão de água

Foto Danilo Borges

Passado o Carnaval, nosso corpo ainda sofre com os excessos cometidos durante as festas, especialmente com as bebidas alcoólicas. “O período de recuperação da folia inclui muitos líquidos, entre água, sucos e sucos verdes. É fundamental a conscientização de que existe um conjunto de mudanças alimentares e de comportamento que proporcionarão recuperação total do corpo”, explica a nutróloga Andréia Guarnieri, de São Paulo.

Para você voltar à rotina de uma vez por todas, confira abaixo as dicas da profissional:

- A principal causa da ressaca e da indisposição após os excessos é a desidratação provocada pela falta de ingestão de água, exageros no consumo de álcool e de alimentos fast-food. Por isso, a hidratação é o primeiro passo para a recuperação. Dê preferência para água mineral, água de coco que é rica em potássio e também sucos que são fontes de vitaminas e antioxidantes. Aposte nos sucos de acerola, cajú, limão e laranja ou derivados de frutas diuréticas, como abacaxi, melancia ou melão. Uma dica é acrescentar couve, folhas de hortelã, capim-limão ou manjericão.

- Algumas ervas podem ajudar na perda de peso e acelerar o processo de purificação do álcool. Chás diuréticos como os de cavalinha e gengibre, podem ser excelentes alternativas para aliviar os sintomas de inchaço e retenção de líquido. Chás de salsaparrilha, erva-picão, marcela e erva-cidreira são excelentes antioxidantes, chá verde e o de hortelã ajudam a digestão e a aumentam a energia física;

- Por fim, a prática rotineira de exercícios físicos promove sensação de bem-estar, controle do peso e manutenção da massa muscular, além de todos os benefícios na saúde cardiovascular, comprovados cientificamente.