O colágeno dá firmeza à pele, sem contar que também lhe dá uma mãozinha para dizer adeus à incômoda e invasiva celulite!

Bye, bye, celulite!

O colageno te ajuda a dar bye bye à celulite

O colágeno é um forte aliado no combate às indesejáveis celulites

Foto: Danilo Borges

Quando o assunto são as temíveis celulites, o colágeno também pode ajudar sim, sabia? "Isso porque ele atua na melhora do sistema linfático, ajudando o fluxo da linfa e, com isso, a carregar mais facilmente as toxinas. Além disso, o colágeno também garante melhor elasticidade e hidratação da pele", afirma a nutricionista funcional Gabriela Soares Maia.

Agora, quem pensa que comer gelatina é suficiente, infelizmente está enganada! Isso porque ela contém somente 10% de proteína - ou seja, não é 100% colágeno, como muita gente pensa. "Se for comer a sobremesa, evite consumir as gelatinas industrializadas, que são ricas em corantes artificiais, açúcar e adoçantes de péssima qualidade - dentre eles o aspartame, cujos estudos mostram que o uso de longo prazo causa prejuízos, principalmente neurológicos! Além dele o ciclamato e a sacarina sódica também são utilizados na composição”, alerta Gabriela. A dica então é usar as gelatinas brancas, em ou em folha, e colocar o sabor com um pouco de suco de frutas.

Mas, segundo a especialista, para amenizar mais rápido a celulite, o colágeno hidrolisado (que é a forma pura) torna-se mais eficiente. "Isso porquê quando o colágeno é consumido acontece uma hidrólise, isto é, ocorre a quebra das moléculas da proteína presentes no colágeno. Assim, quanto menores essas moléculas, melhor elas são absorvidas pelo organismo", explica.

O ideal, então, é consumir 10 g por dia de colágeno hidrolisado, para quem quer um resultado mais rápido de melhora no fortalecimento de cabelos e unhas, por exemplo. Essa quantidade está presente em 1 sachê, disponível em lojas de produtos naturais, e os resultados, conforme diz a nutricionista, começam a ser percebidos após 2 a 3 meses de uso diário. "E, depois, numa fase de manutenção, a gelatina sem sabor pode ser utilizada 2x ao dia", completa.