As marmitas são uma ajuda e tanto para quem vive na correria ou quer economizar dinheiro na hora das refeições. Confira dicas para você garantir um cardápio saudável para o dia a dia!

Por Caroline Randmer | Foto Getty Images | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Preparar o próprio almoço é uma mão na roda para quem está querendo economizar uns trocados!  Além disso, é uma boa tática quando se trata de melhorar a qualidade nutricional das refeições durante a semana. “É mais fácil controlar a ingestão de sal, gordura e óleo quando a marmita é feita em casa", afirma Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, de São Paulo (SP).

O segredo para montar a marmita perfeita está no planejamento: organize o menu da semana toda e designe um dia específico para cozinhar. Aí é só armazenar e congelar para a quinzena que está por vir.

Na hora de definir o cardápio, dê prioridade a alimentos que proporcionem o consumo essencial de vitaminas e minerais. “Abuse de alface, rúcula, abobrinha, cenoura, brócolis e beterraba”, sugere Cyntia Maureen. A nutricionista também recomenda evitar frituras, que têm uma maior probabilidade de estragar. Ah, e não se esqueça de variar os ingredientes do menu. “Assim fica mais fácil resistir à tentação de chutar o balde nos restaurantes próximos ao local de trabalho.”

Abaixo, a profissional montou uma sugestão de cardápio para a semana toda. Confira:

Segunda-feira

Salada crua de acelga com pepino e cebola
Arroz integral
Grão-de-bico ensopado
Brócolis e cenoura refogados

Terça-feira

Salada crua de alface com tomate e azeitonas
Batatas douradas
Lentilhas com cebola
Vagem com milho refogados

Quarta-feira

Salada de rúcula com tomate-cereja e cebola-roxa
Macarrão ao alho e azeite com açafrão
Almôndegas vegetais
Abobrinha temperada grelhada

Quinta-feira

Salada de alface, agrião, cenoura e palmito
Purê de mandioquinha com cebolinha
Escalope ao molho
Chuchu ao curry

Sexta-feira

Salada de repolho com vinagrete
Cuscuz marroquino temperado
Quibe vegetariano assado com maionese temperada
Couve-flor ao alho

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