Tiramos um raio X das carnes para você escolher a melhor opção entre frango, boi e porco. Veja as propriedades de cada uma delas, a mais e a menos calórica...

Reportagem: Carla Festucci

escolha a melhor opcao entre carne de frango, boi e porco

As carnes possuem excelente valor nutritivo, mas não se pode

exagerar, já que são ricas em gorduras saturadas

Foto: Shutterstock

O Brasil é um dos países que mais consome carne no mundo, e os números não param de crescer. Em 2011, o brasileiro consumiu em média 47 kg de carne de frango, 15 kg de carne de porco e 35 kg de carne de boi, um aumento de 7,5%, 7% e 9% respectivamente, comparado a 2010*.

Tanto a carne branca quanto a vermelha têm excelente valor nutritivo. "As carnes são ricas em proteínas, fornecem minerais como zinco, ferro, potássio, cobre e fósforo, além de boas doses de vitamina B12, exclusiva em alimentos de origem animal, e de outras vitaminas do complexo B, como B3, B5 e B6", afirma Tatiana Barão, nutricionista da empresa Naturalis.

Porém, não podemos exagerar. Os alimentos de origem animal são ricos em gorduras saturadas, que aumentam os níveis de LDL (o colesterol ruim) no organismo, podendo aumentar também os riscos de problemas no coração. A indicação de consumo dessa gordura - encontrada principalmente na pele do frango e na gordura aparente das carnes vermelhas - é de, no máximo, 2 g por dia.

*dados da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Suínos (Abipecs) e Informa Economics FNP, respectivamente.