Com sabor amarguinho e uma versatilidade enorme para compor receitas, a escarola possui benefícios que prometem ajudar a saúde e o corpo na luta contra a balança. Saiba mais sobre o alimento

Por Thainá Zolim | Foto Shutterstock |Adaptação Ana Paula Ferreira

Excelente fonte de nutrição para o organismo, a escarola é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, além de cálcio, ferro, potássio e magnésio, sendo considerado um grande aliado para quem deseja ter bons resultados na dieta. “Rica em fibras, ela auxilia na função intestinal, que é importante para a manutenção da saúde. Quando consumimos fibras, temos maior saciedade e automaticamente o desejo de consumir alimentos descontroladamente diminui, contribuindo para um emagrecimento saudável e nutritivo. Em 100 g da verdura, é possível encontrar 3,1 g de fibras”, conta a nutricionista Fernanda Quadras Martins, de São Paulo.

Com sabor amargo, o alimento pode ser consumido diariamente em diferentes horas do dia. Versátil, ela pode ser servida em forma de suco, salada crua, torta, quiche, recheio de empada, omelete e até mesmo em forma de crispy, sendo uma opção para o almoço, jantar e até mesmo lanche da tarde. A escarola ainda possui propriedades antioxidantes, que combatem a ação dos radicais livres, os responsáveis por causar problemas degenerativos, como o câncer e a doença de Alzheimer. “O que pouca gente sabe é que a verdura auxilia na prevenção de doenças ósseas, como a osteoporose, além de evitar problemas cardiovasculares”, complementa.

Via Revista Dieta Já! Ed. 269