Se você tem dúvidas sobre o que consumir para ter força durante a corrida matinal, aposte nas dicas de nutricionista!

Por Ana Paula Ferreira

Aposte nos alimentos certos no café da manhã para garantir energia para a corrida matinal

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Para ter um bom desempenho na corrida matinal é superimportante apostar na alimentação correta. Para isso, você deve saber quando e como se alimentar antes de praticar essa atividade física. “O ideal é realizarmos uma pequena refeição antes de correr logo cedo. Como a corrida matutina ocorre pouco tempo após acordarmos, uma grande refeição não terá tempo de ser digerida e poderá causar desconfortos”, explica a nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti. “Dependendo da distância da corrida, devemos reforçar a refeição anterior ao café, ou seja, o jantar da véspera da atividade física, para que nossos estoques de energia fiquem abastecidos”, completa.

A profissional indica, ainda, alimentar-se no café da manhã e dar um tempo para o corpo iniciar a digestão. “O organismo precisa começar a digerir os alimentos e absorver seus nutrientes, que serão usados durante o exercício físico. Em média, deve-se esperar pelo menos 30 minutos para começar a correr, sendo o melhor em torno de uma hora”, explica a profissional.

O que deve conter no café da manhã antes de uma corrida matinal? 

Priorize alimentos de fácil digestão e energéticos, fontes de carboidratos, como pães, frutas, sucos naturais, água de coco e geleia sem açúcar. Bebidas como chás e café também são bem toleradas e ajudam a dar energia por conta da cafeína, como nos chás verde e branco. Laticínios, alimentos com excesso de fibras, como os pães integrais e as frutas laxativas (mamão, ameixa, abacate) devem ser evitadas. 

O que fazer se não consegue tomar o café da manhã?

Para quem não consegue tomar café da manhã imediatamente ao acordar e vai correr pela manhã é recomendado ingerir pelo menos uma fruta logo antes de iniciar a corrida. “As frutas têm rápida digestão e dependendo do seu teor de carboidratos vão ajudar no aporte de energia para a corrida. A queridinha nessa hora é a banana, mas a melancia, a manga e a uva também são boas opções”, indica Renata.