A forma como você se alimenta tem total influencia no funcionamento do seu organismo. Confira quais ingredientes podem dificultar sua digestão

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Você costuma ter aquela sensação de estar “estufada” logo após suas refeições? Isso pode ser um sinal de que você não está escolhendo os alimentos corretos. 

De acordo com Haline Dalgaard, nutricionista e idealizadora da plataforma “Saúde no Prato”, este efeito de inchaço acontece porque alguns alimentos fermentam o nosso processo digestivo, causando o incômodo. A profissional ressalta que é importante deixar claro que não é necessário retirar estes alimentos do cardápio, até porque muitos deles são boas fontes de nutrientes. “Os transtornos de digestão são muito individuais. O importante é conhecê-los e saber identificar que tipo de alimento pode estar dificultando a sua digestão”, explica ela.

Para te ajudar a amenizar e controlar a sensação de inchaço, Haline listou alguns alimentos que dificultam a digestão. Confira:

- Açúcares, mel, xarope de milho, por serem fontes de monossacarídeos, carboidratos simples.

- Farinhas refinadas, por não possuírem fibras, fornecem carboidratos suscetíveis a fermentação, aumentando o desconforto gastrointestinal).

- Leites e derivados , quando a lactose causa fermentação e desconforto no indivíduo.

- Adoçantes como xilitol, manitol e sorbitol muito usado em balas e chicletes dietéticos.

- Algumas verduras , como couve, repolho, couve-flor e chicória, legumes, como beterraba ecenoura e frutas como melancia, caqui e  manga.

- Grãos como: feijões e ervilhas.