Não é nada fácil resistir às tentações e manter a alimentação saudável nos dias mais frios. Para evitar alimentos mais calóricos, a dica é apostar em snacks saudáveis

Por Ana Paula Ferreira | Foto Divulgação

Palitinhos de cenoura assados são boas opções de

snacks saudáveis! / Foto Divulgação

A temporada de outono-inverno costuma ser um desafio para quem quer manter a alimentação saudável e a dieta em dia, já que é comum o apetite por alimentos quentinhos (e quase sempre bem calóricos) aumenta nestes dias mais frios. 

Para driblar essa vontade, uma boa dica é investir em snacks saudáveis, feitos com ingredientes leves e nutritivos. “Na correria do dia a dia, às vezes recorremos a produtos industrializados ou muito calóricos e ricos em substâncias artificiais para driblar a fome na hora do lanchinho, especialmente no inverno”, destaca Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti. “Mas mesmo quando dá aquela vontade de beliscar algo na frente da TV, é possível escolher entre uma variedade de alimentos mais saudáveis, mas ainda assim deliciosos, incluindo legumes preparados de maneira diferente do usual, frutas secas, sementes e fontes de proteína, como o queijo. Caprichar nos temperos e complementos dá um toque extra ao lanchinho”, completa. 

Abaixo, a profissional listou 6 opções de snaks saudáveis para você comer sem culpa: 

Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas e avelãs. Muito saborosas, são fontes de gorduras boas e fibras, conferindo saciedade. Por serem muito calóricas, não devem ser ingeridas em excesso, sendo a porção ideal um punhado (medido na palma da mão). 

Frutas secas: uvas passas, ameixa seca, damasco seco e banana passa são opções ótimas para quem gosta de alimentos doces nos lanches. São excelentes fontes de vitaminas e fibras. Apenas é necessário tomar cuidado com o estado de conservação, pois podem favorecer crescimento de fungos quando estão ficando velhas. 

Sementes: as de abóbora e de girassol, torradas e salgadas, compõem snacks  diferentes e gostosos. São fontes de potássio, magnésio, gorduras boas e fibras. Assim como as oleaginosas, dão saciedade para quem sente fome entre as refeições principais.   

Queijos: consumir uma porção de queijo entre as refeições é indicado para quem busca uma dieta com mais proteína e precisa de um bom aporte de cálcio. A porção ideal é de duas a três fatias (30g a 40g). Dê preferência aos queijos mais magros, mas os amarelos podem ser eventualmente consumidos. Uma boa dica é temperar com azeite e orégano.

Legumes assados: poucas pessoas pensam em comer legumes fora do almoço ou jantar, mas palitinhos de cenoura assados, chips de abobrinha e de berinjela, além de brócolis assado, podem ser ótimas opções para os lanches, principalmente no inverno, pois podem ser consumidos quentes. São fontes de fibras, vitaminas e minerais e ainda apresentam pouca caloria, ideal para quem quer manter o peso em dia.  

Ovinhos de codorna e tomates cereja: uma combinação bonita, nutritiva e saborosa. Experimente temperá-los com azeite e orégano.