Além de uma delícia, o suco de cranberry diminui o risco de doenças do coração e outras doenças crônicas. Saiba o motivo

Texto Ana Paula de Araujo

Suco de cranberry previne doenças do coração e outras doenças crônicas

Suco de cranberry reduz o risco de doenças crônicas

Foto: Reprodução Pinterest/cookinglight

Um brinde para o suco de cranberry! Incluir essa delícia no cardápio diminui o risco de doenças crônicas como as doenças cardíacas, diabetes e derrame (AVC), segundo estudo publicado no The Journal of Nutrition.

Os responsáveis pelo efeito são os polifenois, substâncias antioxidantes que diminuem a inflamação do organismo (um fator determinante para doenças crônicas) e estão em abundância no cranberry.

Para descobrir esse benefício, pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América (USDA) acompanharam 56 adultos saudáveis, que foram divididos em dois grupos, ao longo de oito semanas. Enquanto um bebeu um copo de suco de cranberry com baixas calorias duas vezes ao dia (totalizando aproximadamente 474 ml), o outro ingeriu um líquido placebo com cor e sabor similares aos da fruta. No começo e no final da pesquisa, foram medidos a pressão arterial, níveis de açúcar e gordura no sangue e a proteína C-reactiva, um marcador de inflamação no organismo. 

O grupo que ingeriu suco de cranberry diminui o risco de doenças cardíacas em 10%, em 15% de derrame e, na pressão arterial, o efeito foi muito parecido ao da dieta DASH (clique aqui e saiba como seguir essa dieta), projetada para este intuito. "Entre as frutas mais consumidas nas dietas, o cranberry tem um dos níveis mais altos de polifenois – mais do que maçãs, mirtilos, uvas ou cerejas", afirma Christina Khoo, uma das autoras do estudo.