Para fugir das doenças de inverno é fundamental reforçar o sistema imunológico. Veja onde encontrar a vitamina C para se precaver contra gripes, alergias e resfriados

Onde encontrar a vitamina C

acerola

Consumir três acerolas representa mais que o dobro de vitamina C necessária diariamente

para um adulto, sabia?

Foto: SXC

As frutas frescas, principalmente as cítricas, são a maior fonte de vitamina C alimentar disponível. Frutas como laranja, acerola, manga, caju são muito ricas em vitamina C, assim como limão, maracujá, abacaxi, kiwi, morango, uva, dentre outras.

"Por exemplo, o consumo de três acerolas, em torno de 20 g de fruta fresca, representa mais que o dobro de vitamina C necessária diariamente para um adulto", afirma Alessandra Luglio.

As verduras verde-escuras também são grande fonte da substância, porém é importante consumi-las cruas devido à instabilidade da vitamina C, que se oxida facilmente com a ação do calor, da luz e do próprio oxigênio.

A dica da nutricionista é consumir frutas frescas pouco manipuladas e verduras e legumes crus. "Frutas batidas e os sucos devem ser consumidos logo que preparados, evitando a oxidação da vitamina C", completa ela.

Suplementação

De acordo com Luciana Harfenist, a suplementação da vitamina C deve ser feita em doses pequenas várias vezes ao dia, pois não absorvemos e utilizamos altas doses de uma só vez. "Mas a suplementação só deve ser feita após uma avaliação completa da dieta do paciente, bem como de uma análise clinica dos sinais e sintomas, sempre através da prescrição de um nutricionista", salienta.