Fritas por imersão em alta temperatura, as onion rings tradicionais podem não ser uma boa opção para quem quer manter a saúde em dia. Que tal aprender uma versão light e mais saudável do acompanhamento? Confira!

Texto Rita Santander | Foto Marcelo Resende | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Assim como a batata-frita, os anéis de cebola empanados, ou onion rings, são queridinhos dos apaixonados por fast-foods. Apesar de ser uma delícia, não se deixe enganar por esse vegetal crocante e sequinho, pois a fritura por imersão em alta temperatura agrega gordura saturada ao alimento, a qual é responsável por diversas doenças, em especial obesidade e complicações cardiovasculares. 

Para poder se deliciar com a receita e ainda assim manter a saúde em dia, Luciana Dubau Gouveia, nutricionista da Light Chef de comidas saudáveis, ensinou como preparar uma versão perfeita para não transformar as onion rings em uma bomba calórica. 

Além de trocar o óleo pelo forno, algumas alterações na receita tradicional também ajudam a fazer desse petisco uma boa opção para o lanche de quem precisa controlar o peso. “No lugar de parte da farinha de rosca, adicionamos aveia em flocos. No forno, ele deixará o aperitivo crocante e menos calórico que a versão tradicional”, explica Luciana. 

Cada porção fica com menos de 120 calorias e, além de um lanche saudável, é ótima opção para consumir junto de saladas ou até com sopas. Anota aí!

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 1h25
Calorias: 115 cal.

Ingredientes

1 cebola média
½ xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de farinha de rosca
1 xíc. (chá) de aveia em f ocos
2 ovos
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Descasque a cebola e corte tem tiras (anéis), com um pouco menos de 1 cm de espessura.Deixe os anéis de molho na água, por pelo menos 1 hora, para tirar a acidez da cebola.Coloque o sal, a pimenta-do-reino passe a cebola na farinha de trigo e, em seguida, nos ovos batidos. Misture a farinha de rosca e a aveia em flocos e passe a cebola. Unte uma forma com azeite e leve ao forno em temperatura média aproximadamente por 25 minutos.

Dicas da nutricionista

Forno amigo: a receita de forno é sempre mais saudável porque o consumo de óleo é menor, em especial nesse caso, pois evitamos a imersão em gordura.

Mais fibras: a aveia em flocos tem menos sódio e mais fibras do que a farinha de rosca, além de ser mais saudável. Ela dará à receita a mesma crocância.

Proteínas: por não ter o leite, a receita light tem também menos cálcio, porém a troca pelo ovo deixa a receita mais proteica.

Via Revista Dieta Já! Ed. 266