Experimente estas versões saudáveis e livres de ingredientes de origem animal para substituir a carne do hambúrguer

Por Rita Santander | Adaptação Ana Paula Ferreira

As receitas têm entre seus ingredientes clássicos da

mesa do brasileiro: arroz e feijão / Foto Shutterstock

A cozinha vegana é mesmo bastante criativa. No livro Cozinha Vegana Para o Dia a Dia (Ed. Alaúde), a jornalista portuguesa Gabriela Oliveira prova essa afirmação em mais de 100 receitas sem ingredientes animais, incluindo algumas opções de hambúrguer, que podem ser apreciadas como acompanhamentos ou ainda em lanches saudáveis. 

Nestas versões, Gabriela utiliza o clássico da mesa do brasileiro: arroz e feijão como componentes das receitas. Confira abaixo:

Hambúrguer de feijão e cogumelos 

Ingredientes

2 xíc. (chá) feijão-vermelho cozido
2 col. (sopa) de azeite 6 cogumelos-de-paris
½ cebola
1 dente de alho
½ col. (chá) de sal marinho
1 col. (sopa) de suco de limão siciliano
3 col. (sopa) de coentro picado
½ col. (chá) de cominho, tomilho e pimenta-do-reino 2 col. (sopa) linhaça moída
2 ou 3 col. (sopa) de farinha de trigo integral ou de rosca

Modo de preparo

Escorra o feijão cozido e amasse com um garfo ou bata no processador com 1 col. (sopa) de azeite, até obter uma pasta granulosa e espessa. Lave e pique os cogumelos. Pique fi no a cebola e o alho. Em uma frigideira com um fi o de azeite, salteie o alho e a cebola, até esta ficar translúcida. Acrescente o cogumelo e o sal e cozinhe em fogo médio até murchar. Adicione a pasta de feijão, o suco de limão e o coentro; tempere com o cominho, o tomilho e a pimenta. Em um recipiente, misture a linhaça com 1 col. (sopa) de azeite. Junte a linhaça na frigideira e misture (a massa deverá ficar compacta). Se necessário, junte a farinha e cozinhe por alguns minutos, em fogo baixo, sem parar de mexer. Deixe esfriar e modele os hambúrgueres: separe porções de massa, forme bolinhas e achate-as. Grelhe-os em uma frigideira com um fio de azeite, virando cuidadosamente para que fiquem dourados de ambos os lados. Se preferir, leve-os ao forno preaquecido

Hambúrguer de arroz integral

Ingredientes

2 col. (sopa) de espinafre cozido
½ cebola pequena
1 cenoura
2 xíc. (chá) arroz integral cozido
½ xíc. (chá) de lentilha cozida (opcional)
3 col. (sopa) de coentro e salsinha picados
1 col. (sopa) de shoyu
1 col. (sopa) de suco de limão siciliano
1 col. (sopa) de azeite, Noz moscada e pimenta-do-reino a gosto
2 ou 3 col. (sopa) de farinha de trigo integral ou farinha de rosca
Flocos de aveia para empanar

Modo de preparo

Pique o espinafre cozido e a cebola bem finos. Rale a cenoura. Em um recipiente, misture bem o arroz integral, as lentilhas cozidas (verdes ou vermelhas, se usar), o espinafre, a cebola, a cenoura, o coentro e a salsinha. Tempere com o shoyu, o suco de limão siciliano, o azeite, a noz-moscada e a pimenta. Junte a farinha de rosca e misture (deve obter uma massa compacta). Modele os hambúrgueres: separe porções de massa, forme bolinhas e achate-as. Passe os hambúrgueres por flocos de aveia (de preferência, uma mistura de flocos finos e grossos). Leve ao forno preaquecido a 180 °C durante 15 a 20 minutos, para que fiquem crocantes. Como alternativa, você pode grelhá-los em uma frigideira com um fio de azeite, virando cuidadosamente para que fiquem dourados de ambos os lados.

Quer conferir mais receitas veganas? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!