Muito presente em receitas saudáveis e funcionais, a biomassa de banana verde pode facilmente ser feita em casa. Confira como preparar!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



A biomassa de banana verde é um ingrediente bem conhecido por quem costuma fazer receitas funcionais para a dieta. E não é para menos. Por não ter o cheiro e nem o gosto da fruta, ela é muito versátil e pode ser utilizada em vários preparos, sejam eles doces ou salgados, além de ter propriedades que beneficiam a saúde. 

Sua característica principal é ser rica em inulina, um tipo de amido resistente que não consegue ser digerido pelo intestino. “Ele permanece em todo o trato, como uma fibra. Dessa forma, diminui a velocidade de absorção do açúcar e da gordura dos alimentos. Então, reduz o risco de colesterol e diabetes, além de prolongar a sensação de saciedade e regular o funcionamento do intestino”, explica Cristiane Braga, nutróloga da Clínica Due, de São Paulo (SP). Mas não é só: o alimento também tem um aminoácido que estimula a produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar). 

Agora que você já tem motivos suficiente para adicionar a biomassa de banana verde ao cardápio, Iracema Bertoco, chef e professora dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, ensina como preparar a receita em casa. Anota aí!

Ingredientes

4 bananas bem verdes de qualquer variedade
Água

Modo de preparo 

Lavar bem as bananas com esponja e detergente, cortar as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida levar em uma panela de pressão com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Contar 10 minutos a partir do início da pressão da panela. Deixar o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Separar as cascas das polpas e levar apenas as polpas bem quentes para processar até que fique uma massa homogênea. Para ajudar processar pode-se utilizar água desde que seja bem quente.  Rende cerca de 100 gramas.

Obs: Nunca utilizar a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino que escurece a massa.