O segredo para conseguir manter a dieta durante as festas de fim de ano é optar por versões mais saudáveis das delícias típicas dessa temporada. Então que tal uma receita de chocotone sem açúcar, glúten e lactose para matar sua vontade sem culpa? Confira!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Divulgação

Finalmente chegou a tão esperada hora de se acabar nos panetones, chocotones e todos os pães típicos do Natal. Mas e como fica a dieta, já que normalmente essas delícias são mega calóricas?

Foi pensando nisso que a nutricionista Sandra Wages, da Ovos Mantiqueira, elaborou a receita de chocotone sem açúcar, glúten e lactose para quem quer comer sem medo de comprometer toda a dedicação que teve ao longo do ano.

Curiosa para saber como preparar? Então confira abaixo: 

Ingredientes

3 ovos
1  xícara de farinha de soja
½ xícara de fécula de batata
½ xícara de gotas de chocolate 85% ou alfarroba em pó
10g de fermento biológico
1 xícara de farinha de arroz integral
½ xícara de óleo de coco
1 colher de chá de goma xantana
½ xícara de água morna + 1 colher de copa
2 colheres de sopa de açúcar orgânico
1 colher de sopa de essência de panetone
¾ xícara de polvilho doce

Modo de preparo

Misture com um garfo a essência, o óleo e os ovos em um recipiente. Em outro, coloque todos os ingredientes secos e misture. Junte as duas misturas e adicione a água morna. Misture bem até ficar homogênea. Despeje em uma forma e deixe a massa descansar em um local fechado (ex: microondas) por aproximadamente 25 minutos. Leve ao forno, pré aquecido a 180º, por 20 minutos ou até que fique bem douradinho.