O chocolate com 70% de cacau é o mais indicado para quem faz dieta. Confira como usá-lo nesta receita deliciosa de bolo!

Foto Marcelo Resende | Adaptação Web Ana Paula Ferreira



O cacau, matéria-prima do chocolate, é considerado um superalimento por conter grande quantidade de antioxidantes, como polifenóis e flavonoides, que retardam os efeitos do envelhecimento no organismo. “Mas não se engane: apenas os chocolates que possuem pelo menos 70% de cacau na composição, caso do amargo ou meio amargo, acrescentam benefícios como esse à saúde”, explica Paula Vasconcelos, nutróloga do Espaço Volpi, de São Paulo. 

Abaixo, você confere uma receita de bolo de chocolate meio amargo, perfeita para quem não quer consumir muitas calorias e sair da dieta. 

Calorias: 213 kcal
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 1h15

Ingredientes

Bolo
1 xíc. (chá) de cacau em pó
1 xíc. (chá) de água morna
¼ xíc. (chá) de óleo de coco
1 xíc. (chá) de farinha de trigo integral
2 ovos
1 xíc. (chá) de açúcar mascavo
1 col. (sobremesa) de fermento em pó

Cobertura
100 g de chocolate 70%
2 col. (sopa) de óleo coco

Modo de preparo

Bolo
Misture o cacau com a água morna e acrescente os demais ingredientes, deixando por último o fermento. Unte em uma forma redonda de 20 cm com o óleo de coco e cacau. Asse em forno médio preaquecido por mais ou menos 40 minutos.

Cobertura
Derreta o chocolate em banho maria com as duas colheres de sopa de óleo de coco. Espere esfriar e coloque em cima do bolo.