Sentiu vontade de se deliciar com uma sobremesa? Então, a sugestão de hoje é ideal para você, afinal, a receita de brownie funcional (zero açúcar) é preparada com biomassa de banana, possui apenas 105 calorias e é simplesmente irresistível. Confira e faça já!

Por Kelly Miyazato

Receita de brownie funcional (zero açúcar)
Foto: Divulgação

Ingredientes
- 1 embalagem de mistura para bolo zero açúcar - sabor chocolate (300g)
- 3 colheres (sopa) de margarina culinária derretida (60g)
- 2 ovos (100g)
- ¾ xícara (chá) de leite desnatado (150 ml)
- 1 colher (chá) de canela em pó (4g)
- ½ xícara (chá) de amêndoas torradas e picadas (70g)
- ½ xícara (chá) damascos picados (70g)
- ½ xícara (chá) de nozes picadas (50g)
- ¾ xícara (chá) de biomassa de banana (190g)
- 2 colheres (chá) de cacau em pó (20g)
- 1 colher (chá) de fermento em pó (10g)

Modo de preparo da biomassa
Para preparar a biomassa separe 12 bananas verdes cubra com água e leve na panela de pressão por 10 minutos. Tire a banana da casca e utilize a polpa da banana. Para essa receita você usará 190 gramas.

Modo de preparo
Em uma tigela junte a mistura para bolo, os ovos, o leite e a margarina derretida. Mexa bem por 2 minutos até que fique homogêneo. Em seguida adicione o restante dos ingredientes. Despeje essa massa em uma fôrma redonda untada de 21 cm de diâmetro e leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por aproximadamente 35 minutos.

Dica: você pode substituir o damasco por uvas passas, ou acrescentar pequenos pedaços de maça. E se preferir, ao servir o brownie, adicione uma bola de sorvete diet (com o sabor de sua preferência).

Rendimento: 24 porções de 40g
Tempo de preparo: 45 minutos
Calorias por porção: 105 kcal



* Agradecimentos à: Lightsweet (www.lightsweet.com.br), Cristiane Yamane – nutricionista e Adriana Ramos – culinarista pelo desenvolvimento da receita.