Descobrimos uma forma de substituir os ovos e preparar uma clara em neve vegana. Ficou curiosa para saber como fazer? Confira e adicione já em suas receitas!

Texto Michele Costa | Foto Marcelo Resende | Adaptação Ana Paula Ferreira



Para quem não consome alimentos de origem animal, substituir os ovos é um desafio. A boa notícia é que a água do cozimento do grão-de-bico oferece uma consistência muito semelhante à da clara em neve.

Aprenda a receita de clara em neve vegana elaborada pela culinarista Guta Pudell. Vale experimentar! 

Calorias: 76 kcal
Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 45 min

Ingredientes

¾ xíc. (chá) de grão-de-bico
Água do cozimento do grão-de-bico (ou líquido do grão-de-bico enlatado)
½ xíc. (chá) de açúcar Extrato de baunilha (ou raspas de laranja)

Modo de preparo

Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para o outro. Em uma panela de pressão, coloque o grão-de-bico e cubra com uma nova água, até 3 dedos acima dos grãos. Cozinhe por 30 min. Coe a água numa tigela e deixe esfriar. Reserve ¾ de xíc. (chá) da água do cozimento. Para deixar a massa mais concentrada, transfira o líquido para uma tigela pequena e ferva até reduzir pela metade. Bata o líquido na batedeira ou à mão. Quando a mistura tiver dobrado de volume e estiver espumante e aerada, acrescente ½ xíc. (chá) de açúcar cristal e continue batendo até atingir a consistência de marshmallow mole. Perfume a mistura com algumas gotas de extrato de baunilha (ou raspas de laranja), para não ficar com o gosto de grão-de-bico muito forte.

Via Revista Dieta Já! Ed. 259