O gaspacho funcional é uma iguaria que refresca e é amiga da dieta. A receita é fácil e perfeita para os dias de calor. Confira!

Por Nathália Henrique

Receita de gaspacho funcional

Foto: Divulgação

Rendimento: 4 porções (1 xíc de chá)

Calorias por porção: 75 cal. (1 xíc de chá)

Tempo de preparo: 2 horas

Ingredientes

10 tomates médios sem pele e semente picados
1/2 cebola
1/2 pepino sem pele e sem semente
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
500 ml de água
1 fatia de pão integral
1 colher de azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Bata o tomate, cebola, pepino e pimentões no liqüidificador até ficar com consistência de purê. Em seguida, coloque numa tigela e refrigere por duas horas. Após esse tempo, bata no liqüidificador com o azeite, pão e água. Depois, tempere com sal e pimenta e coe na peneira. Para servir o gaspacho funcional, acompanhe com ervas ou sementes. 

Dica do chef

Segundo a nutricionista Fernanda Paulucci, o pão integral comum pode ser trocado por um pão de grãos sem glúten. Os intolerantes de pimentão e pepino, podem trocar pelo salsão. E quem não gosta de cebola pode utilizar o alho poró. Vele usar o sal rosa (Himalaya), sal negro (Hawai) ou flor de sal afim de diminuir as quantidades de sódio e aumentar a proporção de outros minerais, assim como abusar de ervas (manjericão por exemplo) e das especiarias como os diferentes tipos de pimenta, curry, páprica picante, à gosto. Todos estes ingredientes sugeridos ajudam na detoxificação do organismo.

***Agradecimentos e receita: nutricionista Fernanda Paulucci e Detox Shop Brasil.***