A variedade de ingredientes é um dos atrativos dessa salada de apenas 300 calorias

salada de macarrão

O macarrão integral faz a salada ficar ainda mais nutritiva
Foto: SXC 

Ingredientes
- 1 xícara rasa de macarrão parafuso integral cozido
- 1 fatia de ricota
- 1 dente de alho
- ½ berinjela
- ½ pimentão vermelho
- Pimenta do reino
- Folhas de agrião
- 1 colher de sobremesa de gergelim branco

Modo de Preparo 
Higienizar os vegetais e cortar a berinjela e o pimentão em cubinhos. Aquecer uma frigideira grande, refogar o alho em pouco óleo e acrescentar a berinjela e o pimentão. Deixar até que fiquem macios. Esperar esfriar e misturar o refogado ao macarrão, acrescentar a ricota esfarelada e a pimenta do reino. Arrumar as folhas de agrião em um prato, colocar o macarrão por cima e salpicar o gergelim.


Rendimento:
1 porção.
Calorias: 300 calorias

Dicas da nutricionista
- O queijo minas é rico em proteínas de alto valor biológico que ajudam na construção muscular. É fonte de cálcio, potássio, magnésio, fósforo e vitaminas A, B1, B3, B6, B12 e D. Fornece saciedade devido ao conteúdo de proteínas, por esse motivo auxilia no emagrecimento e controle do peso.
 - A beringela possui alto teor de água, é rica em fibras, minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas (A, B1, B2, Niacina e Vitamina C); contém compostos fenólicos que podem contribuir na redução do colesterol LDL (ruim); a coloração arroxeada da casca é atribuída à grande quantidade de flavonóides, substâncias que possuem propriedades antioxidantes.
- A semente do gergelim branco contém cálcio e fósforo, óleo de ótima qualidade, proteínas, lecitina, vitaminas A, E, B1, B2, niacina e minerais, além de conter fibras.

*Receita elaborada pela nutricionista Patrícia Marques, da Nutrição Corporativa (RJ).