Comer corretamente antes dos exercícios é tão importante quanto depois dele. Aprenda a fazer uma salada de batata-doce para otimizar seu treino!

Por Rita Santander | Fotos Marcelo Resende | Produção Janaína Resende | Adaptação Ana Paula Ferreira

A batata-doce é uma boa opção de alimento para pré-treino

Foto Marcelo Resende

Comer corretamente antes de se exercitar é tão importante quanto depois, claro. Embora muita gente corte os carboidratos em dietas de emagrecimento, eles são chave porque fazem com que o organismo utilize gordura como fonte de energia. Nesse momento, a alimentação deve ser baseada em carboidratos integrais, que também vão fornecer combustível aos poucos para a atividade e evitar a sensação de fome. Pão e outros itens feitos com grãos integrais são ricos em fibras e nutrientes, têm baixo índice glicêmico, saciam com menos calorias e aceleram o metabolismo. Além disso, garantem mais disponibilidade de aminoácidos para os músculos, previnem a hipoglicemia e evitam tonturas durante o treino.

Outra boa opção, famosa entre os praticantes de atividades físicas, é a batata doce. Abaixo, você confere uma receita de salada ótima para o pré-treino, que se armazenada em potes de vidro com tampa pode ser conservada na geladeira por até uma semana.

Ingredientes

4 batatas-doces
1/3 xíc. (chá) de azeite
3 col. (sopa) de salsa picada
Suco de 1 limão
1 col. (sopa) de molho de soja
1 col. (sopa) de cebolinha fresca picada
Sal a gosto
Pimenta moída a gosto
1 cebola média em fatias finas
2 talos de aipo picados

Modo de preparo

Cozinhe as batatas em uma panela com água em fogo médio, por 30 a 40 minutos ou até estarem macias. Escorra e deixe esfriar. Descasque as batatas e corte-as em cubos. Reserve. Para o molho, misture o azeite, a salsa, o suco de limão, o molho de soja, a cebolinha, o sal e a pimenta. Junte a cebola e o aipo às batatas e regue com o molho, incorporando bem. Armazene em potes de vidro com tampa. Pode ser conservada na geladeira por até uma semana.

Quer conferir mais receitas de pós treino? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!