Saiba como preparar a sopa que ajuda a controlar a balança e não saia da dieta, mesmo nos dias mais frios!

Texto Ana Carolina Gabriel | Foto Divulgação

Sopa detox é opção para evitar o ganho de peso no frio

Tomar uma sopaem dias mais friozinhos é maravilhoso, não é mesmo? Esquenta, nutre e oferece todo bem-estar! Sem contar que elas evitam o ganho de peso - bastante característico nessa temporada, já que a estação é sinônimo do aumento do apetite.

Por isso, uma boa solução é investir nas sopas desintoxicantes que não são calóricas, aquecem o corpo e aumentam a sensação de saciedade. “Os alimentos detox são ricos em vitaminas e minerais. Possuem também substâncias antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células. Além disso, alguns alimentos são ricos em vitamina C, que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico”, explica Daisa Pinhal, nutricionista do Oba Hortifruti.

Veja a receita da sopa detox e prepare em casa! Só não pode faltar uma boa companhia para curtir o friozinho debaixo das cobertas, hein?!

Ingredientes:
- 2 xícaras de abóbora japonesa descascada e picada
- 1 cenoura descascada e em rodelas
- 1 tomate italiano picado
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1/4 unidade repolho branco inteiro cru
- 4 colheres de sobremesa de alho poró
- 4 ramos de couve-flor
- 1 talo de salsão picadinho
- 2 colheres de sopa de salsinha crua
- 1 colher de chá de azeite extra virgem
- 2 colher de chá de gengibre ralado
- 1 colher de chá de açafrão da terra
- 1 ramo de alecrim
- Coentro à gosto
- 1/4 de maço de couve cortada em tiras finas
- Água e sal

Modo de preparo:

Higienize adequadamente os vegetais. Em uma panela de pressão, refogue em fogo baixo a cebola e o alho no azeite, até murchar.  Coloque todos os demais ingredientes, exceto a salsinha, coentro e açafrão, picados em pequenos pedaços. Cubra com a água e adicione o sal à gosto (sem exagero). Cozinhe após pegar pressão por cerca de 15 minutos. Após apagar o fogo e tirar pressão, acrescente a salsinha picada, coentro e açafrão. Sirva a seguir. Se preferir, bata para fazer um creme! Só não vale coar, ok?

Rendimento: 4 porções (1 prato raso de sopa) | Calorias por porção: 130   | Tempo de preparo: 25 a 30 minutos

***Agradecimentos Oba Hortifruti pela preparação da receita e à Rita de Cássia Leite Novais, especialista em Nutrição Clínica, nutrição Parenteral e em Vigilância Sanitária de Alimentos na empresa Consultoria Alimentar