Sempre Aqui
  Pedale e seja feliz!
Andar de bicicleta seca as gordurinhas e deixa barriga, pernas e bumbum durinhos. Quer mais? É uma grande oportunidade de apreciar a paisagem, respirar novos ares e ainda deixar o astral lá em cima. O que mais você precisa para se jogar agora nesta atividade?

RENATA RIBEIRO FOTOS: FABIO MANGABEIRA


Gostosa brincadeira da infância, pedalar é uma atividade aeróbica completa, que pode ser praticada por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico, e em diversos lugares: na rua, no parque, na areia da praia, na montanha... Se feita no mínimo três vezes por semana, durante cerca de 30 minutos, ainda é tiro e queda para fugir do sedentarismo, emagrecer, tonificar os músculos, prevenir e controlar doenças como diabetes e hipertensão, expulsar o colesterol ruim e fortalecer a condição cardiorrespiratória (coração e pulmão). Isso sem contar com a deliciosa sensação de liberdade que você tem quando está sentada em uma magrela. “Pedalar é ótimo antídoto para acabar com o estresse, o mau humor e a ansiedade”, fala Fernando Sales, que é ciclista profissional e presidente da Fernando Sales Assessoria Esportiva (SP). É por essas e outras que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso da bike como uma das saídas para melhorar a saúde pública mundial. O órgão enfatiza que os ciclistas não só se beneficiam como também “aumentam a interação social, o lazer, reduzem a violência, o tráfego urbano e a poluição”.

afine e fique firme!
A bicicleta tonifica, em um único movimento, barriga, bumbum e pernas. A atividade ainda está no grupo das que mais emagrece. Pedalar, até mesmo em um ritmo de passeio, manda para o espaço de 400 a 800 calorias por hora. Mas, se você precisa afinar para ontem, tem que encarar o pedal no mínimo três vezes por semana, durante uma hora e com a Frequência Cardíaca Máxima (FCM) entre 70% e 80%, que é o percentual para a queima de gordura. Para saber qual é a sua FCM: subtraia a idade de 220 Batimentos Por Minuto (BPM) – que é o máximo que qualquer pessoa pode atingir – e multiplique o resultado por 70%. Por exemplo, uma pessoa de 30 anos: 220-30 = 190/190 x 70% = 133 BPM. isso quer dizer que seu coração tem que bater 133 vezes em um minuto de atividade. Para captar os batimentos cardíacos, utilize um frequencímetro (monitor cardíaco).

regras básicas
Antes de pedalar na rua, sozinha ou em grupo, você precisa aprender as três regras básicas da modalidade: girar, mudar a marcha e frear. O giro deve ser feito com toda a amplitude da perna. É importante flexionar um dos joelhos e com a planta do pé bem apoiada no pedal fazer um movimento circular. enquanto um joelho é flexionado, o outro está estendido e assim por diante. Para mudar de marcha, use uma dose de leveza. “É comum encontrar ciclistas que fazem uma força enorme no pedal. isso é errado”, alerta Aulus sellmer, diretor técnico da Assessoria esportiva 4any1 (sP). impulsione a bike antes da mudança e não durante a troca. também fique atenta ao freio. “O dianteiro, acionado pela mão esquerda, é o que oferece maior poder de frenagem. Mas nunca use-o sozinho, pois você pode derrapar e até perder o controle”, avisa Aulus. utilize sempre os dois freios e vá parando aos poucos.


Clique para ampliar a imagem

tipos de bike
Foi-se o tempo em que elas eram todas iguais. Hoje há modelos para diversos fins. A bicicleta mais comum e indicada para iniciantes é a mountain bike (MtB). “ela leva a vantagem de ser mais segura e cômoda. As principais características são o guidão reto ou curvo para cima, pneus grossos, que oferecem mais controle, e um câmbio que é adaptável a qualquer tipo de terreno”, explica Aulus. A MtB é mais versátil, se adapta a qualquer terreno, mas é muito lenta para o asfalto. Quem quer virar um expert de estrada deve optar pela speed. “ela é como um carro de F1: tem pneus e rodas mais estreitos e marchas que fazem você andar muito mais rápido”, informa Fernando sales. só que esse tipo só anda em asfalto ou estrada, não sendo possível pedalar com ele na terra ou na grama, por exemplo.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>

Concurso Cultural :: ed 0
Concurso Cultural - Cuidando do Corpo
Conte Calorias :: ed 274 - 2011
Tentações do happy hour
Concurso Cultural :: ed 0
Concurso Cultural - Objeto de desejo J´adore Eau de Toilette

Edição 274 - 2011 | EXPEDIENTE
 
Promoções Culturais Corpo a Corpo
 
+ lidas do site
 
Make é Tudo :: ed 274 - 2011
Corrida contra o tempo
Fio Maravilha :: ed 274 - 2011
Xampu com sal? Sim, senhora!
Beleza :: ed 274 - 2011
Adiós pelos!
 
 

 
Blog da Redação
Orkut Corpo a Corpo
Facebook
Twitter
 
   
  Newsletter
  Nossas novidades sempre em primeira mão!
 
BUSCAR!
  favoritos    conheça Corpo a Corpo
 
 
 

Faça já a sua assinatura!

Corpo a Corpo

A revista completa de beleza

Assine por 1 ano
10x de R$ 9,48
Assine!
Outras ofertas!

Dieta Já!
Conquiste o corpo que semprequis.

Assine por 1 ano
9x de R$ 9,20
Assine!
Outras ofertas!

Molde & Cia

Exclusiva como você.

Assine por 1 ano
11x de R$ 9,27
Assine!
Outras ofertas!

Viva Saúde

Pra viver mais e melhor

Assine por 1 ano
10x de R$ 9,48
Assine!
Outras ofertas!

  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS