Monique Alfradique tem apenas 26 anos, mas o sucesso já bateu à sua porta há muito tempo. Agora, na Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão, ela curte a popularidade da competição, enquanto define (ainda mais) o corpo, já esculpido com a corrida

O pique total de Monique Alfradique

Monique Alfradique

Medidas de Monique Alfradique: Altura: 1,60 m, peso: 52 kg,
busto: 84 cm, cintura: 66 cm e quadril: 94 cm
Foto: Danilo Borges

Esse é o termo que podemos usar, sem cerimônias, quando o assunto é a atriz Monique Alfradique. Dona de uma energia que a gente não sabe distinguir de onde vem, ela consegue ensaiar por duas horas diárias para a Dança dos Famosos e mais quatro horas, depois do almoço, para o espetáculo A Garota do Biquíni Vermelho, que conta a história da vedete, atriz e comediante Sonia Mamede. Achou pouco? Pois é, só depois desses ensaios é que a atriz se dedica ao corpo, seja com a corrida na esteira, seja com as sessões de musculação, ou ambos na academia. “Eu chego em casa morta! Preparo algo rápido para jantar, tomo banho, como e aí vou passar os textos da peça”, entrega a atriz. Mas se em outros tempos ela faria tudo isso e ainda se empenharia na corrida, agora, mais madura, Monique admite que dá um pouco de descanso ao corpo, pois sente que está se dedicando ao máximo com os ensaios da Dança dos Famosos.

Tanto que já sente o corpo mais sequinho para a apresentação dominical. “Se não fosse a competição, eu estaria fazendo os treinos de 10, 12 quilômetros diários. Mas como a rotina anda puxada, eu reduzi a corrida para duas vezes por semana e diminuí o ritmo pela metade: 6 quilômetros. Nos outros dois dias, eu me dedico à musculação”, entrega. “Não que eu ame, mas acho um mal necessário, até porque tenho problemas no joelho causados pela corrida. E não há dúvidas: a musculação fortalece mesmo as articulações”, admite.

Ela começou a correr cedo


A mania da corrida entrou na vida da atriz quando ela tinha apenas 16 anos. Segundo ela, a família teve grande influência, porque sempre praticou atividade física por incentivo deles, mas nunca como uma obrigação. “Porém, foi aos 21 anos, cinco anos depois de ter começado a correr diariamente, que senti o peso da prática: tive um enfraquecimento muscular e precisei começar a fazer musculação. Não por prazer, mas, sim, para reverter o problema”, lembra. “Desde então, para não parar a corrida, tive de incluir os treinos de força em minha rotina de exercícios”, revela a atriz, que já está superacostumada a participar de provas de 10 quilômetros. Quando terminar a Dança dos Famosos que, claro, Monique espera vencer — e nós também estamos nesta torcida — ela voltará à sua rotina de corrida nos cinco dias da semana, sendo que em três dias ela conciliará com a musculação. O grande desafio da loira, até agora, foi correr sob o frio de 10 graus negativos em Salzburg, na Áustria, quando gravava a novela A Lua Me Disse. Agora, o próximo desafio dela é fazer o triátlon TriStar 111, em outubro, no Rio de Janeiro. O percurso da prova é de 1 quilômetro de natação, 100,  de ciclismo e 10, de corrida. Haja fôlego — e pique!