De adolescente rebelde a lutadora do UFC, ela se destaca cada vez mais no cenário do MMA. Confira tudo sobre a trajetória da atleta e sua dieta!

Por Diana Cortez | Fotos Danilo Tanaka | Cabelo e Make Gabriel Arcanjo | Adaptação web Ana Paula Ferreira

Aos 29 anos, Claudia Gadelha atrai cada vez mais fãs. A brasileira, que está no UFC há três anos, já tem um repertório grande de lutas ganhas — 15 vitórias e apenas duas derrotas. Mas não é só! Ela, que começou a fazer aulas de jiu-jítsu aos 14 anos, foi Campeã Mundial da modalidade por três vezes, além de ter saído vitoriosa do Rio Open Internacional de Jiu-jítsu Brasileiro quatro vezes e ter sido Campeã Nacional de Jiu-jítsu Brasileiro por sete.

Rotina puxada

O dia a dia da lutadora é intenso, com treinamentos de segunda a sábado por cerca de seis horas todos os dias! Pela manhã, ela faz treino técnico de MMA. À tarde, preparação física para ganhar resistência, força e agilidade. E, à noite, foca em alguma modalidade específica de luta para aprimorar golpes. “Três vezes na semana ainda faço exercícios aeróbicos, que podem ser corrida na rua ou circuito por cerca de 40 minutos a uma hora para ajudar na resistência”, fala. Como consequência desse trabalho todo, ela ganha um corpo torneado e mais definido a cada luta. Aliás, Claudia conta que nos últimos cinco meses precisou focar ainda mais no fortalecimento do abdome, já que ter esses músculos fortes é uma forma de proteger seu corpo.

Alimentação à risca

Apesar de muitas horas dedicadas aos treinos, Claudia, que disputa na categoria peso mosca (até 52,2 quilos), também precisa ser regrada com a dieta. “Começo a me preparar de oito a 12 semanas antes da luta e chego a emagrecer cerca de 8 quilos nesse período”, revela a gata, que tem 1,62 m de altura. Para isso, a atleta tem orientação do nutricionista Rodolfo Perez, que monta um cardápio baseado em proteínas e gorduras boas, além de carboidratos para dar energia. Claudia ainda conta que usa o artifício de beber água para disfarçar a fome quando está tentando emagrecer.

Abaixo, confira como é a alimentação da lutadora para ter pique para os treinos e se preparar para as lutas:

Café da manhã: omelete de 2 ovos e ½ avocado

Almoço: 3 col. (sopa) de quinoa + 100 g de frango, carne ou peixe + salada à vontade

Lanche da tarde 1: 1 biscoito de arroz com pasta de amendoim

Lanche da tarde 2: shake de whey protein com banana

Jantar: 3 col. (sopa) de quinoa + 100 g de frango, carne ou peixe + salada à vontade

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