Alguns exercícios feitos durante o treino de crossfit usam apenas o peso do próprio corpo e, por isso, podem ser feitos em casa (ou qualquer outro local). Que tal conferir quais são eles e começar a suar o top?

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Nem todos os movimentos praticados no crossfit precisam ser executados dentro do box, uma vez que alguns utilizam apenas do peso do próprio corpo para serem feitos. 

Daniel Wayand, coach preparador físico do Crossfit Crown, do Rio de Janeiro, listou 4 exercícios  que fazem parte da modalidade e que podem ser feitos em casa. Ele ressalta, contudo, que antes de iniciar esse tipo de treino sozinha, é importante consultar um profissional da área que avalie sua aptidão para realizar os exercícios e oriente na execução correta.

Pronta para suar o top com os movimentos indicados por Wayand? Então confira abaixo: 

1. Burpee

- De pé, pernas afastadas na linha do quadril, coluna alinhada e braços estendidos ao longo do corpo. Flexione os joelho e fique em posição de agachamento, com as mãos apoiadas no chão. 

- Com o apoio das mãos no chão dê um impulso e jogue as pernas para trás, estendendo-as. Mantenha os braços apoiados e faça uma flexão de braços, levando o peito em direção ao solo.

- Em seguida, flexione as pernas para frente, trazendo os pés para perto das mãos, voltando à posição de agachamento. Levante-se, alinhe a coluna e dê um salto, batendo a palma das mãos acima da cabeça.

“Basicamente, o burpee é uma mistura de apoio, agachamento e polichinelo”, explica o coach. Este movimento promove o fortalecimento de praticamente todos os grupos musculares e o aumento da resistência cardiovascular.

2. Flexão de braço

O movimento deve ser feito de barriga para baixo, mãos na altura e na largura dos ombros, palmas tocando o chão, pernas estendidas e unidas, pontas dos pés tocando o chão. Caso não consiga fazer com as pernas estendidas, pode apoiar os joelhos no chão. Contraia glúteos e abdômen, inspire e suba os braços, elevando o corpo. Expire enquanto desce lentamente.

3. Corda

“Os benefícios de pular corda são os mesmos da corrida, como desenvolvimento da agilidade e o alto gasto calórico. Além disso, ela é uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar e a qualquer hora do dia”, diz Wayand. “O pulo pode ser feito com as pernas juntas ou alternadas e você ainda pode associar com flexões de braços, abdominais, agachamentos e garantir um ótimo treino de quinze minutos”, completa.

4. Corrida

A corrida no crossfit costuma acontecer no quarteirão onde fica o box. Você pode fazê-la na rua, em algum parque ou praça ou até mesmo na esteira. “Na corrida, o que predomina no treinamento normalmente é a parte aeróbica e cardiovascular, caracterizando-se como um exercício de volume”, explica Wayand.