Decidiu apostar na corrida para eliminar de vez os quilos extras e garantir uma vida mais saudável? Então confira este plano que vai ajudar iniciantes e experientes a suar a camisa!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock 



Além de oferecer excelentes benefícios à saúde como baixar o colesterol ruim, prevenir a osteoporose e diminuir o risco de doenças cardiovasculares, a corrida se tornou uma aliada e tanto de quem quer acertar os ponteiros da balança.

Se você faz parte do time que quer apostar na modalidade para queimar os quilinhos extras, confira abaixo as orientações de Rogério Sthanke, personal trainer e maratonista, de São Paulo, com este plano de corrida para quem quer emagrecer!

Se você é iniciante:

- O passo mais importante para quem quer correr, seja na rua ou na esteira para perder peso, é passar no médico para descobrir se está apto para esse tipo de exercício, através do exame ergométrico e do exame eco cardiovascular.

- Para quem é sedentário e não está acostumado com o aeróbico, o ideal é começar com uma caminhada de 30 a 40 minutos na primeira semana. Na segunda semana já é possível fazer um trabalho intervalado, que seria correr durante 1 minuto e caminhar por 3, consecutivamente. Caso o período de adaptação tenha corrido bem, já é possível correr por 2 minutos e andar por 3, na terceira semana. Na quarta e quinta semana é recomendado correr por 3 minutos e diminuir o tempo de intervalo, caminhando por apenas 2 minutos. 

- Após isso, já é possível dar continuidade, cada vez mais aumentando o tempo correndo e diminuindo o tempo caminhando. Com isso, aumenta a potência cardiovascular e a recuperação, e em algumas semanas ela já está apta para correr por cerca de 40 minutos.

Se você é experiente:

- Um dos métodos indicados pelo profissional é o HIIT (treino intervalado de alta intensidade), aonde o aluno corre por 30 segundos em uma velocidade muito alta e intercala com 30 segundos passivos (parado) na esteira. Esse treino deve ser realizado por cerca de 15 a 20 minutos.