Tem gente que não gosta nem de pensar na academia durante o sábado e domingo e sempre arruma desculpas para escapar do treino. Confira 6 dicas que podem ajudar a mudar este hábito!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Se você sente preguiça só de pensar em sair de casa para se exercitar no sábado e domingo, saiba que esse hábito pode te deixar cada vez mais longe dos seus objetivos. Para te motivar a manter os treinos no fim de semana, confira as dicas listadas por Guilherme Moscardi, profissional de educação física da academia Planet Sport, de São Paulo:

1. Programe a atividade física para ser seu primeiro compromisso do dia

O ideal é acordar e já ter a atividade física como seu compromisso número um do dia. A probabilidade de surgir compromissos não agendados e serem muito importantes como um almoço com os amigos ou uma pizza com a galera é potencialmente maior aos finais de semana. 

2. Deixe a roupa que você usará bem a vista

Por mais simples que pareça, isso eliminar uma barreira de precisar escolher a roupa e ser uma desculpa. Pense como uma barreira energética. Experimente deixar o tênis da corrida ou caminhada próximo da roupa dobrada com a peça de baixo mais fácil de todas na ordem que você se veste.

3. Escolha atividades que te dão prazer de praticar 

Se você gosta de dançar, escolha a dança, se você gosta de jogar bola, jogue bola. Afinal, qualquer atividade é melhor que o sedentarismo. Como as atividades que oferecem um benefício futuro costumam demorar algumas semanas para apresentar resultados visíveis, você precisará de mais motivação do que as atividades que você consegue se divertir enquanto pratica ou te proporciona ficar com as pessoas que você gosta.

4. Marque com os amigos este compromisso de exercícios ou atividades físicas

Você pode até sentir preguiça por você mesmo. É muito mais fácil do que você furar com um amigo ou com alguns amigos. 

5. Retome seus relacionamentos com os amigos que são mais ativos

O ciclo de convívio influencia muito mais do que você pode imaginar. Talvez valha dar uma espiada nas redes sociais dos amigos queridos que você não têm convivido tanto e pedir que eles te ajudem a retomar o estilo de vida mais saudável. 

6. Usufrua no momento de mercado das academias

A maioria delas funciona aos sábados e uma boa parte também aos domingos. Existem alternativas para você fazer aulas em diferentes academias de diferentes modalidades um único dia. Acredite, é quase sempre mais barato do que o ingresso do cinema e a pipoca sem considerar a bebida. Pondere! A academia pode te proporcionar tanta satisfação ou mais do que um filme mais ou menos.