Treinar ao ar livre ou no conforto da academia? Eis a questão. Comparamos os dois ambientes para você descobrir qual combina mais com seu perfil, veja!

Texto Vand Vieira | Edição Helô Oliveira | Adaptação Ana Araujo

Foi-se o tempo em que as melhores opções de treino estavam dentro das salas de ginástica. A busca por novas atividades tem levado cada vez mais pessoas a malharem em parques, praças e ruas – não é à toa que só cresce o número de fãs de modalidades como calistenia e Mahamudra. Reunimos dicas valiosas para ajudar você a descobrir qual ambiente combina mais com seu perfil – se a academia ou o parque. Preparada?

Treinar na academia ou ao ar livre?

Treinar na academia é sinônimo de comodidade e segurança
Foto: Caio Mello

Escolha a academia se...

... quiser usufruir de diversas modalidades em um só ambiente. “Você pode testar várias aulas até descobrir qual se encaixa mais na sua personalidade”, diz Carlos Henrique Vidal, personal trainer (RJ). Se você é do tipo que enjoa fácil da rotina, é possível fazer uma aula diferente por dia e espantar a mesmice!

... precisar de um local pertinho de casa ou do trabalho. Pegar trânsito para treinar? Nem pensar. Avalie bem seu bairro – com certeza você encontrará uma academia por perto. Algumas franquias até permitem que o associado frequente todas as unidades da rede, o que pode ser uma mão na roda caso você viaje bastante.

... as mudanças climáticas forem um problema. “Muitas pessoas se sentem mais à vontade em ambientes onde a temperatura é controlável. Calor, frio e chuva estão entre as justificativas mais comuns para não malhar”, explica Cintia Seabra, coach de emagrecimento (SP).

... se sentir insegura. E não é só de proteção contra roubos e assaltos que estamos falando. Na academia, você conta com a supervisão de profissionais da área de Educação Física que estão lá com o único objetivo de auxiliá-la. “A presença do instrutor é essencial, pois garante que você faça o movimento corretamente, evitando o risco de lesões”, afirma Cintia.

Treinar na academia ou ao ar livre?

Treino ao ar livre é opção para quem está sem grana

Foto: Christian Parente

Escolha o parque se...

... estiver sem grana. Academia é sinônimo de compromisso financeiro. Por isso, se o gasto não couber em sua renda mensal, nada feito. Fique de olho nas programações esportivas gratuitas realizadas em sua cidade e fique em forma sem precisar botar a mão no bolso.

... sentir falta do contato com a natureza. Se você ama aquela sensação de ventinho no rosto, não há opção melhor. Aproveite para mudar o cenário todo dia, dando um up na rotina. “O ambiente externo é mais dinâmico e estímulos como o canto dos pássaros, o vento e o ar puro de uma área verde podem fazer toda a diferença em seu lado emocional”, ressalta Cintia.

 ... quiser treinar com os amigos. Aproveite o momento para ficar perto de quem você gosta. Ao lado da família, do namorado, dos amigos ou até do cachorro, o treino fica muito mais divertido.

... for tímida. Nem todo mundo se sente à vontade no ambiente da academia – principalmente naquelas em que o movimento é grande. O parque é a melhor opção se você não fizer o tipo que gosta de socializar durante a malhação.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 320