São vários os benefícios que o simulador de escada pode oferecer para o corpo. Confira 5 bons motivos para incluir o equipamento no seu treino.

Por Ana Paula Ferreira

O simulador de escada ajuda a tornear as pernas, fortalecer a lombar e garantir barriga saradaIlustração: Jorge Bin

O simulador de escada se tornou o queridinho entre a mulherada que busca conquistar corpo em forma. Não é para menos, afinal, é possível definir coxas e bumbum, fortalecer a lombar e garantir pernas torneadas e abdômen sarado com a ajuda do equipamento, que também é uma excelente opção para quem busca alternativas de treino aeróbico

“Isso porque o simulador de escaladas oferece treinos intervalados e já está comprovado que exercícios que variam a frequência são os mais indicados para queimar calorias”, explica Márcia Pedroso, professora da Bio Ritmo. A profissional também ressalta que para potencializar a queima, o indicado é começar treinando duas vezes por semana e aumentar os dias conforme for se sentindo preparada.

Para quem está começando, a sugestão é iniciar devagar. “Esse movimento contínuo requer preparo físico e muscular. Apesar das pessoas conhecerem o exercício, pouca gente pratica subida de escada no dia a dia, por isso, o treino na máquina acaba sendo puxado. Porém, a atividade é capaz de eliminar até 400 calorias em 30 minutos”, explica.

Para garantir a eficácia do treino, é importante dar atenção à postura ao executá-lo, que deve ser totalmente ereta. O aparelho possui apoio para as mãos que ajudam no equilíbrio, mas isso não significa que o praticante deve apoiar o corpo sobre os braços. “Mantenha a postura ereta e utilize o apoio levemente caso seja necessário. Fique atento à velocidade e pise com o pé inteiro no degrau para não sobrecarregar panturrilha”, finaliza a professora. 

Abaixo, a profissional listou 5 motivos para incluir o simulador de escada no treino:

1.  Melhora a capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular;

2. Auxilia na resistência muscular, principalmente, pernas e glúteos;

3. Melhora o bem-estar e a qualidade de vida;

4. É uma atividade que tem um alto gasto calórico;

5. Tem como proposta tornear as pernas, traçar o abdômen, definir o bumbum e fortalecer a lombar.