Aproveite o verão para detonar muitas calorias malhando na piscina do prédio ou do hotel. Bônus: barriga definida e pique para o dia inteiro!

Por Diana Cortez | Adaptação Ana Paula Ferreira

Uma aula de hidroginástica pode detonar até 500 calorias

em 45 minutos! / Foto Shutterstock

Já faz tempo que as sessões de hidroginástica deixaram de ser frequentadas apenas por mulheres com a idade da sua mãe ou avó em busca de mexer o corpo sem fazer muita força. Submerso, o corpo até fica mais leve, mas o esforço para se deslocar e realizar os movimentos vencendo a resistência da água (que é 700 vezes mais densa do que o ar) é pesado! “Uma aula de 45 minutos na piscina é capaz de detonar até 500 calorias, pois exige o dobro de força do que uma sessão semelhante, mas feita em ambiente seco”, fala a professora de hidroginástica da Bio Ritmo Keila Cristine Biagini, de São Paulo (SP). 

O legal é que a atividade é democrática, já que cada um determina a velocidade (e, com isso, a intensidade do treino) e muito versátil — dá para levar para a piscina sequências aeróbicas, de localizada e até em formato de HIIT (treino intervalado de alta intensidade).

Muitos benefícios

Se a sua desculpa para não testar a aula de hidro é que você quer ganhar massa magra, trate de arranjar outra. Um estudo realizado pela professora de Educação Física Linda Denise Fernandes Moreira na Universidade Católica de Goiás, com 25 mulheres entre 18 e 39 anos, mostra que um programa intervalado de hidro ajuda a reduzir gordura e a ganhar músculos. 

“Isso porque o exercício na água exige esforço em todas as direções”, diz Keila. “De quebra, ainda fortalece o abdômen, que acaba sendo recrutado o tempo todo para estabilizar o corpo.” Aí, já sabe: com menor gordura, fica mais fácil os músculos aparecerem. 

Tem (muito) mais: a hidro também melhora a capacidade cardiorrespiratória e a circulação, ajuda a fortalecer as articulações e os músculos (o impacto é zero embaixo d´água), além de auxiliar na recuperação de lesões e reduzir o estresse e a ansiedade.

Quer conferir mais sobre treinos? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!