Se você já está sentindo falta da corrida na rua, confira estas 3 opções de treino aeróbico indoor para manter o ritmo em dia mesmo durante os dias chuvosos do outono!

Por Ana Paula Ferreira

Os três exercícios indicados pelo profissional são feitos na esteira

Foto Shutterstock

O outono chegou e, com ele, aquele tempo indeciso: às vezes faz frio, outros dias calor, e assim em diante. Para quem prefere não encarar essa variação de temperatura e manter o ritmo faça chuva, faça sol, o ideal é apostar nas atividades indoor

Por isso, pedimos a Lucas Vieira da Silva, professor da Bluefit Academia, de São Paulo, para indicar opções de treino aeróbico indoor que ajudem a manter a prática mesmo em dias chuvosos. “Em todos os exercícios sugeridos, o sucesso não está apenas em correr e sim em movimentar os braços e pernas na mesma frequência para melhorar a performance na corrida, e não esquecer de associar a atividade física à uma alimentação saudável e o consumo de água”, ressalta o profissional. 

1.  HIIT 

Indicado para emagrecer, o objetivo deste treino é a superação a cada dia de execução. O HIIT é iniciado em uma velocidade moderada em que o praticante corre 30 segundos e para por outros 30. O benefício de se praticar o HIIT na esteira é a possibilidade de sempre manter a mesma velocidade para que não se perca o ritmo – o que não acontece na corrida de rua, em que é recomendado ter cautela ao retornar na mesma velocidade. Pode ser feito de 30 a 60 minutos de treino, dependendo da rotina de corrida, e até 4x por semana. 

2. Intervalado

Indicado para melhorar a resistência, em que deve-se aumentar a velocidade aos poucos, para a musculatura entender o esforço que precisará realizar. Para este tipo de treino, a esteira deve ser programada em duas velocidades diferentes: o ideal é que o corredor mantenha uma velocidade mais rápida durante 3 muitos e a mais lenta durante 2 minutos, ou ainda 3 por 3 e 2 por 1, assim, a musculatura passa do seu limite comum e força o corpo para obter mais força e chegar ao final. O ideal é que seja feito por 45’, 3x por semana.

3. Esteira inclinada

O objetivo do treino é desafiar o praticante, exigindo mais força nas pernas e fibras musculares. Utilizando a esteira inclinada, o foco da corrida é obter mais potência e aumentar a força, fazendo com que o atleta tenha ótimos resultados com um esforço moderado, sabendo aumentar e diminuir a velocidade na hora certa. Este treino também pode ser feito de 30 a 60 minutos, dependendo da rotina de corrida, e até 4x por semana.