Antes de se jogar na corrida com obstáculos é muito importante apostar em um preparo adequado para atividade. Saiba como deve ser o aquecimento e o alongamento ideal para o exercício

Texto Ana Paula de Araujo | Adaptação Nathália Henrique

Como se preparar para a corrida com obstáculos

Foto: Fausto Roim

A maior parte das corridas com obstáculos acontecem pela manhã, quando o corpo ainda está, digamos, dormindo. Por isso, antes de alongar, aqueça. “Alongar o corpo frio é perigoso, pois as fibras musculares, tendões e ligamentos não estão preparados para esses movimentos”, justifica a coordenadora do Grupo de Corridas da Cia Athletica. Para a primeira etapa, a especialista indica realizar pequenos saltos no lugar, agachamentos, corrida curta elevando os joelhos, corrida elevando os calcanhares até tocaremas mãos, polichinelos, movimentos que simulam arremesso de peso e saltos lançando os braços para cima. Essa fase deve durar de 10 a 15 minutos.

Depois, comece o estica e puxa: espreguice, estenda os braços à frente entrelaçando os dedos das mãos, leveos braços para trás abrindo bem o peitoral, apoie as mãos na cabeça até encostar o queixo no peito. Em seguida,movimente o queixo para trás e paraas laterais, leve o calcanhar em direção ao glúteo, segurando o pé com uma das mãos, repita com a outra perna, estenda as duas pernas e desça o tronco à frente. Mantenha cada posição por aproximadamente 30 segundos.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 315