Decidiu topar o desafio e encarar a corrida mais esperada do ano? Então, confira as dicas e orientações de um profissional e arrase na São Silvestre!

Texto Ana Paula Ferreira

Para se preparar pra a prova, o ideal é começar o treino com caminhada,

trote e só depois corrida / Foto Shutterstock

A São Silvestre acontece no dia 31 de dezembro. Para os que decidiram topar o desafio e encarar pela primeira vez a corrida, há uma série de dicas e orientações que vão te ajudar a cruzar a linha de chegada!

De acordo com José Eduardo Pompeu, educador físico da Bodytech, o treino deve começar com caminhada, trote e só depois corrida. “O ideal é ter disciplina e melhorar o condicionamento até o dia da prova, realizando um trabalho progressivo”, explica.

Revezar a corrida em parques, praças e ruas, além da esteira na academia, é outra dica para se manter motivada. Também é fundamental unir a corrida ao trabalho de fortalecimento na musculação, sem esquecer o alongamento, extremante importante para evitar as dores musculares comuns a quem pratica este esporte. “Com a musculatura alongada e fortalecida, é menor o risco de lesões na hora de competir”, alerta ele. 

Como melhorar o fôlego

Para encarar o percurso da prova, Pompeu indica começar os treinos com diferenças pequenas entre corrida e caminhada. Você pode, por exemplo, correr dois minutos e depois andar dois minutos. A partir daí, o intervalo é alterado de forma progressiva: três minutos de corrida para dois de caminhada, quatro minutos de corrida para dois de caminhada e assim por diante, seguindo dessa forma por 30 minutos, de duas a três vezes na semana. “Com o hábito, corpo ganha resistência para alcançar níveis mais avançados no futuro”, explica o profissional.  

Abaixo, o educador físico listou 10 dicas indispensáveis para você se preparar para sua estreia na São Silvestre:

1. Uma boa noite de sono faz a diferença. Durma entre seis a oitos horas.

2. Descanse entre os treinos. O corpo precisa de tempo para se recuperar.

3. Corra, no máximo, três vezes por semana.

4. Coma carboidratos, mas sem exageros. Esses alimentos são ótimas fontes de energia.

5. Durante os treinos, beba água ou isotônicos. No decorrer do dia, consuma sucos de frutas pararepor os minerais perdidos com o suor.

6. Use roupas leves, como camisetas e calções com tecidos especiais que deixam o suor evaporar rapidamente.

7. De dia, utilize óculos escuros, viseira ou boné e protetor solar para o corpo todo, inclusive os lábios.

8. À noite, prefira roupas coloridas ou com fitas refletivas para a sua segurança, caso treine na rua.

9. A escolha do tênis é muito importante. Adquira um número que deixe seu pé confortável, lembre-se os pés incham durante a corrida, use meias finas e esqueça a ideia de usar um tênis novo no dia da prova.

10. O tênis deve ser leve, confortável e adequado ao seu tipo de pisada. Na dúvida, realize o teste da pisada e descubra se você “pisa para fora (supinado) ou para dentro (pronado)”.