Os exercícios convencionais podem queimar mais calorias se forem praticados na praia, como corrida, frescobol e vôlei. Veja como turbinar ainda mais seu esporte favorito e detone calorias se divertindo

Reportagem: Marjorie Zoppei e Carla Festucci

Férias e feriado não são desculpas para você interromper o ritmo da malhação. Saiba que alguns esportes de praia ou campo gastam mais calorias que os convencionais e ajudam a turbinar as curvas. "Quando mudamos de ambiente, o corpo se depara com um terreno com o qual não está acostumado. Isso faz com que ele gaste mais calorias tentando se readaptar ao meio”, explica o educador físico Renan Massena. A Corpo a Corpo selecionou os exercícios mais comuns nas praias e deu dicas para gastar ainda mais calorias na prática.

Frescobol

Frescobol é um aliado potente na queima de calorias
Foto: SXC

Só fique atenta com alguns cuidados quando for se exercitar ao ar livre, pois o sol pode ser um grande vilão para o seu descanso. "As condições de umidade do ar são muito baixas e a alta temperatura torna os exercícios físicos mais desgastantes", explica Sandro Nunes, coordenador da Academia Competition (SP).


Vôlei de praia

 Quem nunca sonhou em conquistar um corpo igual ao de uma jogadora profissional, seja de quadra ou de praia? Pernas torneadas, braços sem aquela temível gordurinha, abdome definido e bumbum pra lá de durinho... "Durante os saltos, utilizam-se os músculos dos membros inferiores e, nos movimentos de ataque, como saque e cortadas, trabalham-se os membros superiores", diz Fábio Correia, preparador físico do time São Caetano de vôlei feminino (SP).As lesões são minimizadas à beira-mar, pois o solo amortece o impacto.

 
Corrida na areia

Correr é um dos melhores exercícios para melhorar o sistema cardiovascular, perder peso, combater o estresse, prevenir o diabetes e a hipertensão. Tanto faz se a corrida for no asfalto, na esteira ou na areia, é preciso usar um calçado adequado para evitar lesões na planta dos pés e nos joelhos. Exercite-se em areia fofa somente se seu preparo físico for alto. "Esse tipo de terreno pode causar torções nos joelho e nos tornozelos. Em contrapartida, pode significar um ótimo trabalho de fortalecimento nas articulações se já for acostumada com as irregularidades dos diferentes tipos de piso", conclui Ronaldo Martinelli, coordenador do Bio Running, programa de Corrida Indoor e Outdoor das Academias Bio Ritmo (SP).

Frescobol

Aposte no frescobol! Além de ser divertido, é um excelnete exercício aeróbico. Uma hora de frescobol queima creca de 200 kcal, e você quase nem percebe. Quando for praticar frescobol, jogue na areia dura, na beira do mar. A água na altura do tornozelo dificulta um pouco mais a execução dos movimentos, consumindo 15% a mais de calorias.

Bicicleta

Pedalar ao ar livre pode ser um exercício mais potente do que praticar aulas de spining. Ele fortalece os sistemas cardiovascular e respiratório, acelera o metabolismo e fortalece a musculatura. Porém, o terreno instável e a influência do ar por causa do vento dão maior resistência muscular a seus glúteos, panturrilhas, coxas e abdome. "O pedal na areia equivale a uma aula de resistência de força intensa, com uma variação da frequência cardíaca de 75% a 85%", descreve Sandro Nunes., da Competition.