Está a todo vapor no #projetoverão, mas ficou em dúvida de qual modalidade aeróbica apostar? Então descubra se esteira emagrece mais que bike e qual é mais indicada para você!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



A esteira e a bike são as opções de treino aeróbico mais usadas por quem costuma praticar atividade física indoor. Contudo, muitas vezes bate aquela dúvida: qual vai ajudar mais no processo de emagrecimento?

Segundo Ronaldo Freitas, professor da academia Les Cinq Gym, de São Paulo, entre exercitar-se na esteira ou na bicicleta, na mesma intensidade, a esteira é melhor para perder peso. “Na esteira, há muito mais variáveis que podem ser propostas– inclinação, velocidade, tiros curtos, tiros mais longos, por exemplo. A quantidade de programas que você consegue montar é muito maior do que na bicicleta, em que a única variável é a carga, que depende muito no nível de esforço e de força muscular da pessoa”, avalia ele. “Outro ponto positivo da esteira é que, como o exercício é feito de pé e com o movimento de todo o corpo, uma maior quantidade de grupos musculares é requisitada, fazendo com que mais calorias sejam gastas”, conclui. Freitas ressalta, ainda, que trabalhos científicos já concluíram que o gasto calórico na bike chega a ser 40% menor em relação aos exercícios praticados na esteira durante o mesmo período e com a mesma intensidade.

Características de cada modalidade

Esteira 

- Velocidade constante
- Exige maior coordenação
- Correr errado, sem movimentar braços, elevar o joelho e contrair o abdômen, pode gerar lesões
- Tem maior gasto calórico por usar mais grupos musculares
- A intensidade do exercício é que faz a diferença no gasto calórico

Bike

- Apesar de ser uma atividade sentada, a coluna pode sofrer impacto devido a postura
- Para alcançar determinada velocidade, precisa imprimir mais força nas pedaladas
- É importante pedalar com o abdômen contraído
- O movimento é guiado, a coordenação exigida é bem menor
- O banco da bike ergométrica deve ser largo e sempre estar firme
- Quando pedalar, os joelhos devem sempre estar apontados para frente, não deve fechar nem abrir durante o movimento. 
- Atenção à altura do banco: quando estender o joelho, ele deve ficar levemente flexionado

Qual eu devo escolher?

“Se você é sedentário ou está muito acima do peso, comece pela bike. Seu corpo não irá sofrer com o sobrepeso, irá ganhar resistência e condicionamento. Agora, se você não tem qualquer restrição, escolha o que mais motiva você”, orienta Freitas. “Os dois não te motivam? Acha monótono? Faça os dois, divida o tempo entre eles! Isso é até bom para mudar o estímulo. Se a ideia é só emagrecer, talvez a bike não deva ser o aparelho número um de sua lista”, conclui ele.