Você se considera mais resistente ou perde o fôlego com facilidade? Segundo um estudo publicado na revista científica PLoS One, a capacidade aeróbica pode estar diretamente relacionada à personalidade. Veja em qual grupo você se encaixa

Texto Ana Araujo e Marcela Zanetti | Edição web Ana Carolina Gabriel

Novo estudo aponta que capacidade aeróbica

está relacionada à personalidade. Entenda

ASSERTIVAS: FOCO NO RESULTADO
“Essas pessoas sabem aonde querem chegar, sem procrastinação, então empregam a força e energia em um propósito determinado – no caso, a atividade física”, explica a psicóloga Renata Adriane, de Minas Gerais.

HISTÉRICAS: UM EMPURRÃOZINHO VAI BEM
A falta de foco pode ser responsável pelos dados da pesquisa que revelam que essas pessoas possuem menor capacidade aeróbica, são mais lentas, se cansam mais rapidamente e têm menor tolerância à dor.

ABERTAS: FÔLEGO PARA TESTAR DE TUDO
Precisam empregar menos energia para se exercitar e contam com a melhor resistência cardiorrespiratória. Segundo os pesquisadores, isso acontece graças à disposição para explorar diferentes modalidade, e, de quebra, ficar longe do sedentarismo.

RESILIENTES: ENERGIA A MIL
Têm boa capacidade aeróbica, são velozes e gerenciam bem a energia empregada na atividade. “Elas tomam atitudes corretas, mesmo sob pressão, e estão preparadas para vencer mesmo em situações desconfortáveis. Por isso, são bem-sucedidas nos treinos”, diz Renata.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 331