Vivendo e trabalhando entre Brasil e Estados Unidos, a atriz recorre a altas doses de disciplina e força de vontade para não descuidar da ginástica.

Por Caroline Randmer | Foto André Nicolau | Beleza Krisna Carvalho | Styling Yan Acioli | Adaptação Ana Paula Ferreira

Thaila Ayala aposta em apps de treino para manter a forma

em meio a correria do dia a dia

Foto André Nicolau

A gente já conhece Thaila Ayala das capas de revista, editoriais de moda e dos trabalhos na televisão, onde ela estreou em 2006. Mas foi só recentemente que a paulista de 30 anos resolveu apostar suas fichas em um sonho antigo: o cinema. A decisão significou uma guinada radical na rotina, já que há dois anos ela mora parte do ano nos Estados Unidos, e começa a render frutos – em 2016, ela participou de nada menos do que sete produções, entre nacionais e norte-americanas.

A agenda lotada não impediu que atriz dissesse sim a uma paixão relativamente recente: o Carnaval. “Até uns quatros atrás, eu era daquelas que fogem para a serra no feriado, enquanto todo mundo está na folia”, conta. “Até que fui convidada para desfilar pela primeira vez e não parei mais.” 

Em São Paulo, a escola do coração é a Gaviões da Fiel, onde sai como madrinha de uma das alas. Na carioca Grande Rio, desfila como destaque no chão. Tem mais: este ano será também musa do Bloco da Favorita, festa de rua que acontece na orla de Copacabana e estima a participação de 30 mil foliões. “A energia é incrível, vale muito a pena!”

Malhação em qualquer lugar

Desde que passou a desfilar na avenida, Thaila precisou adaptar a alimentação e a agenda de atividade física para estar com o corpo do jeito que gosta na fantasia de Carnaval: sequinho e definido. Fã de comer bem, sem grandes restrições no dia a dia, é só passar o Réveillon para ela fazer ajustes no cardápio e pegar pesado na ginástica. “Geralmente treino com personal em São Paulo ou no Rio, já que me divido entre as duas cidades de acordo com meus trabalhos. Este ano, porém, como estarei no Brasil só na semana dos desfiles, estou descobrindo jeitos novos de treinar”, diz. Ela se refere aos aplicativos de fitness, que permitem malhar com mais liberdade e, ao mesmo tempo, colocar em prática os ensinamentos dos profissionais com os quais está acostumada (veja abaixo os preferidos dela). “É uma alternativa legal para quem não tem horários fixos e pode estar cada dia em um lugar. Consigo me exercitar no meu tempo e do meu jeito onde estiver, seja em casa ou no hotel, no Brasil ou lá fora.”

Thaila também aposta em treinos com lutas para manter

as curvas / Foto André Nicolau

Thaila curte treinos funcionais e exercícios que usam apenas o peso do corpo em séries dinâmicas com poucas repetições, sob medida para ficar definida sem aumentar o volume muscular. Em Nova York, onde mora, a atriz não conta com um professor de educação física, mas lança mão de outra estratégia para guiar seus exercícios: observar e copiar. “Quando vejo alguém fazendo algo que acho interessante, me informo e vou atrás”, fala. Assim, descobriu as sessões de bootcamp  (espécie de treinamento militar), modalidade queridinha do momento quando está nos Estados Unidos. As aulas reúnem uma turma grande para realizar circuitos intensos com acessórios que trabalham o corpo inteiro.

Outra atividade que tenta praticar no dia a dia é luta.  “Sou ligada no 220, aulas mais intensas me ajudam a gastar energia”, conta. Ela já experimentou caratê, judô, boxe e atualmente incorpora golpes de muay thai às sessões de funcional. Para isso, conta com a orientação de Rodrigo Ruiz, preparador físico que a acompanha quando treina em São Paulo. “Iniciamos as aulas com um aquecimento e partimos para os chutes, socos e joelhadas do muay thai alternados com agachamentos, saltos e abdominais”, descreve Ruiz.

Top 3: os apps de treino preferidos de Thaila Ayala

BTFIT 

O aplicativo da rede de academias Bodytech permite selecionar e variar os treinos de musculação diariamente. (Gratuito, para iOs e Android)

SWORKIT 

Ajuda a criar seu próprio treino a partir de mais de 20 exercícios pré-definidos de acordo com aparte do corpo que você pretende trabalhar. (Gratuito, para iOs e Android)

DNA PLUS 

Desenvolvido por médicos, nutricionistas e educadores físicos, é bom para quem não frequenta academia e precisa rever os hábitos alimentares. Ele interliga índices como peso e metabolismo para elaborar uma rotina de atividades e sugestões de refeições balanceadas. (Gratuito, para iOs e Android)

Quer conferir a entrevista com Thaila Ayala na íntegra? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!