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Que tal dar tchau sem medo? Com alguns exercícios localizados, é possível fortalecer os músculos da região e desfilar por aí com as manguinhas de fora

Por Louise Vernier, Maísa Correia e Rita Trevisan | Edição Karine César | Adaptação Ana Paula Ferreira

Treinar membros superiores ajuda a fortalecer os músculos

das costas, do peitoral, do ombro,  do bíceps e do tríceps

Foto Shutterstock

Muitas mulheres sofrem com a temida gordurinha que se localiza nos braços. Em alguns casos, o problema incomoda tanto que chega até a limitar a livre expressão de quem tem esse problema e, na melhor das hipóteses, acaba atrapalhando um bocado na hora de escolher as roupas. Simplesmente porque, com medo de fazer feio, os modelitos com mangas decotadas ficam sempre de fora das opções. 

Geralmente, o acúmulo desse tipo de gordura, conhecida como subcutânea, é consequência de uma alimentação desregrada,  aliada à falta de exercícios adequados para ativar os músculos dos membros superiores.  Afinal, a maioria das mulheres coloca essa parte do corpo em segundo plano e prefere treinar forte pernas e bumbum.

Culpa da herança

Porém, é verdade que algumas pessoas estão mais sujeitas a apresentarem gordura localizada nessa região por questões genéticas. “Descendentes de orientais tendem a acumular gordura no abdome. Já pessoas de origem europeia, por todo o corpo. Os negros normalmente têm mais excesso no quadril e nas coxas”, explica Maria Edna de Melo, endocrinologista e presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), de São Paulo (SP).  A subcutânea é mais resistente à lipólise, o processo de quebra da gordura pelas enzimas. Exatamente por isso é tão difícil eliminá-la.  Por outro lado, esse tipo não representa risco de desenvolvimento de doenças metabólicas, como o diabetes tipo 2 e a hipertensão. O que não quer dizer que tudo bem deixar como está. Além de mexer com a autoestima, o excesso de gordura localizada favorece o aparecimento das celulites. E ter esses furinhos espalhados pelo braço é algo que ninguém merece.

Hora de malhar

Felizmente, há muito a fazer para evitar que esse processo se desenvolva. Suar a camisa é o primeiro passo. O treino com foco nos membros superiores ajuda a fortalecer os músculos das costas, do peitoral, do ombro,  do bíceps e do tríceps, melhora a postura e a coordenação motora, além, é claro, de reduzir a flacidez dos membros. E tudo isso sem a necessidade de fazer flexões, pesadelo para muitas mulheres. Basta apostar nos exercícios propostos por Karina Gervais, personal trainer da Academia Bio Ritmo, de São Paulo (SP), três vezes por semana, para sentir a diferença.

Realize 3 séries de 16 repetições com 45 segundos de descanso entre elas. Pronta para começar?

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