Se você deseja ficar com uma cinturinha de pilão, aproveite as dicas da Corpo a Corpo, que traz exercícios para afinar a cintura, seja em casa ou na academia

Reportagem: Carla Festucci

exercicios para afinar a cintura

As atividades são indispensáveis para afinar a cintura. Mas alguns

exercícios localizados também podem ser grandes aliados

Foto: Danilo Borges

Ter uma cinturinha fina e as curvas bem definidas é o desejo de muitas de nós mulheres. E alguns exercícios, seja em casa ou na academia, podem ajudar a gente a conquistar esse objetivo de afinar a cintura.

"Primeiro temos que enfatizar que, para afinar a cintura, o foco tem que ser as atividades aeróbias, que farão a gordura diminuir como um todo e, consequentemente, vão afinar a cintura", ressalta Alessandra Dianin, profissional de educação física da Bio Ritmo Academia (SP).

Para isso, caminhada, corrida e bicicleta são as melhores opções. "Na academia podemos fazer também um transport, natação ou aulas aeróbias como Step, Body Combat ou Sh´Bam", indica ela.

Todas essas atividades tem que ser feitas no mínimo três vezes por semana e de preferência em dias alternados. Mas, segundo Alessandra, temos que realizar exercícios localizados também "para ativar mais o trabalho local, fortalecer e não ficar flácida". A professora da Bio Ritmo listou 6 exercícios localizados para afinar a cintura, 3 em casa e 3 na academia. Confira!

exercicios localizados para afinar a cintura

Seja em casa ou na academia, alguns exercícios localizados podem lhe ajudar a conquistar a

cinturinha fina dos sonhos

Foto: Caio Mello

Em casa

1. Deitada de lado: elevar o tronco e as pernas simultaneamente (este exercício é de Pilates e é bem eficiente). Faça 3 séries de 10 repetições de cada lado inicialmente.

2. Deitada de barriga pra cima: cruze a perna direita sobre a esquerda e gire o tronco para o lado direito, direcionando o ombro e não só o cotovelo. Faça 3 séries de 20 repetições de cada lado inicialmente.

3. Deitada de barriga pra cima: tente aproximar a mão direita no pé direito, fazendo assim uma flexão lateral. Vá alternando os lados. Faça 3 séries de 30 repetições já alternando os lados.

Na academia

1. No cross over, puxe o cabo, partindo debaixo, fazendo a flexão lateral do tronco.

2. Com halteres na mão, faça flexão lateral do tronco também.

3. Na prancha inclinada, posicione-se de lado e faça a flexão lateral do tronco.

*Para esses três na academia, são aconselhadas 3 séries de 10 repetições, pois trabalha-se com peso, o que dificulta o exercício.

"Lembrando que focar só nos exercícios localizados não funciona, o trabalho tem que ser combinado e o foco é o aeróbio", finaliza Alessandra.