O acessório é um dos mais utilizados no crossfit. Confira quais exercícios você pode fazer com o box

Texto Marcia Di Domenico | Adaptação Ana Paula Ferreira

Veja diferentes formas de usar o box em seu treino.

Foto Shutterstock

 Parece simplesmente uma caixa – na verdade, é. Mas o box, como é chamado no crossfit, é um dos acessórios mais utilizados nessa modalidade. “Ele permite realizar vários tipos de saltos e trabalhar força e potência no core, nos glúteos e nas pernas”, explica Henrique Hamoy, treinador da CrossFit Itaim (SP). “Seu uso também ajuda a fortalecer o coração e o sistema respiratório”, acrescenta. Além do clássico box jump (quando você pega impulso e salta, aterrissando com os dois pés sobre a plataforma), veja o que mais dá para fazer com a caixa:

Flexão de braços 
Apoiando os pés na caixa e as mãos no solo, você dificulta o exercício tradicional. Com as mãos no box e os pés no chão, ele fica mais fácil porque o corpo fica inclinado, o que diminui a sobrecarga.

Agachamento unilateral
Apoiando-se apenas em uma perna, use o acessório como plataforma, sentando e levantando dele a cada repetição. Seu bumbum agradece.

Salto lateral 
Com um pé na caixa e o outro no chão, pule e aterrisse na posição invertida – o pé que antes estava na caixa, vai para o chão. Faça o movimento contínuo, alternando os lados.

Prancha 
Apoie os pés na caixa e as mãos no chão, com os braços estendidos na linha dos ombros. Escolha a altura do módulo de forma que o corpo fique inteiro alinhado.

Quer conferir mais sobre treino? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!