Com tantos benefícios para o corpo e para a mente, frequentar a academia pode se tornar um excelente hábito. Confira 5 bons motivos para você fazer sua matrícula ainda hoje!

Por Nathália Henrique

5 bons motivos para se matricular na academia

Foto: Caio Mello

A prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. A prevenção de doenças e a obesidade, por exemplo, está na lista dos 5 bons motivos para se matricular na academia, criada por Leonardo Lima, educador físico da Smart Fit 

Segundo ele, praticar exercícios ao menos duas vezes por semana, com a orientação de um profissional, é a melhor forma de garantir longos anos de vida. “O bom condicionamento físico traz benefícios para o coração, reduzindo consideravelmente as chances de doenças cardíacas. Inserir atividades aeróbicas ou de musculação na rotina contribui não só no agora, pois também promove saúde para o futuro”, explica o professor. 

Confira 5 motivos para se matricular na academia: 

1. Melhora o sono

Como a atividade física gasta uma grande quantidade de energia, o corpo precisa de mais tempo para se recuperar. “Você vai conseguir dormir por mais tempo e ter um sono mais profundo, o que vai te deixar pronto para o dia seguinte”, comenta o educador.   

2. Reduz o risco de doença

Exercícios físicos podem prevenir doenças como derrames, problemas cardíacos, pressão arterial elevada, diabetes e osteoporose. Segundo Leonardo Lima, um bom programa de exercícios, aliado a uma dieta balanceada, podem manter você saudável o ano inteiro.
 
3. Previne a obesidade

A obesidade causa vários problemas de saúde. Porém, na academia, você pode prevenir este problema e se tornar uma pessoa com baixo percentual de gordura”, reforça. 
 
4. Melhora a autoconfiança e autoestima

Segundo o orientador físico, com o corpo em forma, a pessoa tem mais confiança e autoestima para sair com os amigos, trabalhar e até mesmo namorar.

5. Melhora a postura

De acordo com Leonardo Lima, basicamente, a má postura é causada pelo desarranjo de um ou mais músculos que deveriam estar fortes e alongados. “Quando você se exercita a musculatura é trabalhada e o alinhamento e a sustentação do corpo melhoram”, explica ele.