As antocianinas acabam com o cansaço depois do treino, melhorando seu desempenho na academia. Saiba como usá-las a seu favor

Texto Amanda Nicácio | Edição Cáren Nakashima | Adaptação Ana Paula de Araujo

Antocianinas acabam com o cansaço depois do treino

Antocianinas acabam com o cansaço depois do treino

Foto: Caio Mello

Você fica muito cansada depois do treino ou da corrida? Isso pode ser fadiga, e suas causas são inúmeras: desde a alteração do pH do organismo, da temperatura e do fluxo sanguíneo até o estresse oxidativo (que é o desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio e a sua desintoxicação e que, pasme, está diretamente ligada a doenças como Parkinson e Alzheimer), entre outros.

Para acabar com o cansaço depois do treino, aposte nas antocianinas – substância responsável por dar o pigmento a flores, frutas e vegetais que possui altíssimo poder antioxidante e anti-inflamatório. Elas entram em cena como neutralizantes dos radicais livres (sempre eles!) produzidos durante a atividade física, reduzindo a inflamação muscular e diminuindo o tempo de recuperação pós-treino.

“No caso do consumo de cápsulas desta substância, a dose certa é de 150 mg de antocianinas ingeridas 30 minutos antes do treino e mais 150 mg antes de deitar”, afirma Maurício Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento (SP).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 318