O inverno é a temporada ideal para mandar embora os quilos indesejados. Confira como otimizar seus resultados no treino e ficar pronta para o verão

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Se você costuma ficar sem motivação para treinar durante o inverno, aqui vai uma boa notícia para te dar um gás extra: o frio pode ser um aliado importante no processo de emagrecimento, já que proporciona o aumento do metabolismo corporal. Além disso, existem evidências de que as baixas temperaturas podem ajudar também a reduzir a retenção líquida, comum nas épocas mais quentes.

De acordo com Daniel Marques, fisioterapeuta da Ibramed - empresa fabricante de equipamentos de reabilitação esportiva e estética, essa é uma ótima época para otimizar os resultados do treino, mas é importante ficar atento às lesões, já que já que realizar atividades físicas nos dias mais frios pode provocar o estriamento e fadiga muscular com mais facilidade. “No frio, os músculos ficam mais contraídos, o que pode aumentar chances de lesão”, explica ele.

Para manter a saúde em dia e ainda potencializar os resultados do treino, o profissional listou 3 dicas importantes:

1. Não esqueça os alongamentos e aquecimentos

Esforço ou peso em excesso, assim como movimentos realizados de forma inadequada, podem provocar problemas nos músculos e articulações, principalmente no inverno. O estiramento, que ocorre quando as fibras musculares se rompem no momento que a atividade física exige mais do que o corpo pode oferecer, pode ser evitado se a pessoa pratica alongamento e aquecimento pré e pós treino. 

2. Associe os treinos com tecnologia

Durante o verão é comum que as pessoas utilizem equipamentos para auxiliar nos procedimentos de beleza e bem-estar. Porém, as épocas mais frias são ideais para quem quer otimizar seus resultados com ajuda da tecnologia. A Corrente Aussie, por exemplo, é uma técnica que potencializa os ganhos musculares, possibilita analgesia e relaxamento pós treino e também funciona como uma importante ferramenta para a redução de medidas e tratamento da celulite. “Através dessa tecnologia é possível oferecer a eletroestimulação muscular associada ao exercício, gerando potentes contrações musculares de maneira confortável para resultados melhores.” 

Vale lembrar que é importante passar por uma avaliação com um profissional da área para saber se você pode se submeter a este e outros procedimentos estéticos.

3. Invista em treinos intensos

Com a temperatura mais baixa, o corpo tende a queimar mais calorias para manter a temperatura corporal. Pessoas sedentárias podem conseguir bons resultados se escolherem esta época para começar um programa de treinamento com exercícios físicos e uso de terapias auxiliares. Já para quem treina com regularidade, uma dica é adaptar sua rotina e investir em atividades intensas e mais rápidas.